Neste artigo eu coloco um resumo das principais dicas para você atravessar com bravura esta maré agitada que estamos passando.
1. INFORME-SE VIA FONTES OFICIAIS
Mantenha-se atualizado seguindo fontes oficiais. Fica mais fácil acessar o site do Ministério da Saúde. Assim você fica preparado para responder rapidamente sobre como as mudanças podem afetar os seus clientes. Importante: SIGA AS REDES OFICIAIS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E TAMBÉM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. Você ficará seguro e livre de Fake News.
2. MANTENHA CONTATO COM SEUS CLIENTES
Compartilhe informações importantes com seus clientes usando e-mail, site, Facebook, Instagram. EXEMPLO: Você pode incluir informações sobre as medidas que está tomando para tornar suas instalações ou produtos seguros, como você irá lidar com problemas de atrasos ou reembolsos.
3. ORGANIZE EVENTOS ONLINE
Caso você precise adiar ou cancelar eventos devido ao surto do Coronavírus, conecte-se com seus clientes pelo WhatsApp, com um webinar ou organize transmissões ao vivo no Facebook ou o Instagram.
4. PREPARE UM PLANO DE ATENDIMENTO
Considere esboçar um modelo de respostas padrão para seus e-mails. Outra dica bacana é deixar mensagens de respostas instantâneas com informações que você espera que seus clientes procurem. E também conecte-se com seus clientes em tempo real usando mensagens do Instagram Direct , Messenger ou configurando um perfil do WhatsApp Business .
5. FORNEÇA UMA LISTA DE PERGUNTAS FREQUENTES
Prepare uma lista de respostas para as perguntas que seus clientes provavelmente farão e forneça o máximo de detalhes e segurança possível nas respostas. Um exemplo de como poderia ser uma pergunta frequente:
P: Posso cancelar meu pedido (bilhetes de viagem/programas educacionais/associação em academias)?
R: É claro que cancelaremos seu pedido
Vamos reagendar, ou cancelaremos sua viagem
Pausaremos sua associação se você solicitar.
Após o cancelamento de seu pedido, o valor gasto com sua compra original será reembolsado em sua conta. Estamos ansiosos para fazer negócios com você novamente em breve.
Mas daí seu coração diz, e agora?
Sem dúvida é um momento delicado e cada um de nós pode reagir de uma forma diferente. Alguns mais preocupados, outros menos. O que temos certeza é de que esse surto está afetando e irá afetar muitos negócios.
Mas e as vendas? As pessoas estão muito focadas na pandemia do coronavírus, não se fala em outra coisa. Então, é natural observarmos uma queda no desempenho das campanhas publicitárias na Internet, e logo queda nas vendas.
E até quando isso vai durar? Não sabemos. Temos que seguir as recomendações, garantir a saúde pública e buscar alternativas inteligentes para passarmos por tudo isso aprendendo algo.
Mantenha sua cota de anúncios, propagandas e divulgações dos seus produtos e avalie o desempenho. Não tem fórmula, nem bola de cristal. Temos que ir fazendo, testando e avaliando dia após dia.
A questão não é ter o problema, mas a forma de reagir a ele.
Hellen Quida
Jornalista e Social Media Manager
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