Coronavírus: vendas e negócios em queda, o que fazer?



Academias, shoppings, bares, restaurantes, escolas sendo fechados. É claro que isso já está gerando impactos econômicos nas empresas brasileiras. Neste momento em que estamos seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde para ficarmos em casa e evitar aglomerações, é preciso também pensar em atitudes que possam minimizar os efeitos destas medidas nos negócios, principalmente na vida dos pequenos comerciantes e profissionais liberais. Empresários de todo o país já começam a sentir no bolso os prejuízos econômicos da pandemia do novo Coronavírus. O que fazer neste momento? O Facebook Business lançou 5 ferramentas para te ajudar a gerenciar sua empresa em tempos desafiadores, como este que estamos vivendo.

Neste artigo eu coloco um resumo das principais dicas para você atravessar com bravura esta maré agitada que estamos passando.

1. INFORME-SE VIA FONTES OFICIAIS

Mantenha-se atualizado seguindo fontes oficiais. Fica mais fácil acessar o site do Ministério da Saúde. Assim você fica preparado para responder rapidamente sobre como as mudanças podem afetar os seus clientes. Importante: SIGA AS REDES OFICIAIS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E TAMBÉM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. Você ficará seguro e livre de Fake News.

2. MANTENHA CONTATO COM SEUS CLIENTES

Compartilhe informações importantes com seus clientes usando e-mail, site, Facebook, Instagram. EXEMPLO: Você pode incluir informações sobre as medidas que está tomando para tornar suas instalações ou produtos seguros, como você irá lidar com problemas de atrasos ou reembolsos.

3. ORGANIZE EVENTOS ONLINE

Caso você precise adiar ou cancelar eventos devido ao surto do Coronavírus, conecte-se com seus clientes pelo WhatsApp, com um webinar ou organize transmissões ao vivo no Facebook ou o Instagram.

4. PREPARE UM PLANO DE ATENDIMENTO

Considere esboçar um modelo de respostas padrão para seus e-mails. Outra dica bacana é deixar mensagens de respostas instantâneas com informações que você espera que seus clientes procurem. E também conecte-se com seus clientes em tempo real usando mensagens do Instagram Direct , Messenger ou configurando um perfil do WhatsApp Business .

5. FORNEÇA UMA LISTA DE PERGUNTAS FREQUENTES

Prepare uma lista de respostas para as perguntas que seus clientes provavelmente farão e forneça o máximo de detalhes e segurança possível nas respostas. Um exemplo de como poderia ser uma pergunta frequente:

P: Posso cancelar meu pedido (bilhetes de viagem/programas educacionais/associação em academias)?

R: É claro que cancelaremos seu pedido

Vamos reagendar, ou cancelaremos sua viagem

Pausaremos sua associação se você solicitar.

Após o cancelamento de seu pedido, o valor gasto com sua compra original será reembolsado em sua conta. Estamos ansiosos para fazer negócios com você novamente em breve.

Mas daí seu coração diz, e agora?

Sem dúvida é um momento delicado e cada um de nós pode reagir de uma forma diferente. Alguns mais preocupados, outros menos. O que temos certeza é de que esse surto está afetando e irá afetar muitos negócios.

Mas e as vendas? As pessoas estão muito focadas na pandemia do coronavírus, não se fala em outra coisa. Então, é natural observarmos uma queda no desempenho das campanhas publicitárias na Internet, e logo queda nas vendas.

E até quando isso vai durar? Não sabemos. Temos que seguir as recomendações, garantir a saúde pública e buscar alternativas inteligentes para passarmos por tudo isso aprendendo algo.

Mantenha sua cota de anúncios, propagandas e divulgações dos seus produtos e avalie o desempenho. Não tem fórmula, nem bola de cristal. Temos que ir fazendo, testando e avaliando dia após dia.

A questão não é ter o problema, mas a forma de reagir a ele.


Hellen Quida
Jornalista e Social Media Manager
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