Vendas e eventos relacionados à Copa do Mundo devem injetar R$ 23 milhões no comércio do Distrito Federal
Sindicato do Comércio Varejista prevê que o mundial vai ajudar comércio e setor de eventos a recuperar perdas ocorridas desde o início da pandemia. Há menos de um mês do início dos jogos, CEO da plataforma Go Evento, Pedro Melo, diz que buscas já aumentaram 35%
Os últimos meses do ano costumam sempre aquecer o setor de bares e restaurantes, além do comércio em geral no DF. Só que, a partir do dia 20 de novembro, as já tradicionais festas e confraternizações serão impulsionadas pela euforia do início da Copa do Mundo. De acordo com o Sindivarejista, os benefícios para a economia vão desde a venda de produtos como camisetas, bandeiras, fogos, televisores, até a comercialização de artigos de decoração com a temática da Copa. O sindicato estima que o mundial movimente R$23 milhões no varejo local - percentual que representa aumento de 7,4% em relação a Copa de 2018. Com isso, as perdas e prejuízos ocorridos desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, poderão ser recuperados.
Os jogos também devem gerar ao menos 1.500 empregos diretos no DF. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizado com 1.709 empresários em todo o país, apontou que 45% têm a intenção de contratar funcionários até o fim do ano — sendo que 25% revelaram já ter aumentado o quadro de funcionários em setembro.
Com tantos eventos previstos, há ainda quem prefira reunir amigos e parentes em locais mais intimistas, como salões de festa ou clubes. Com o aumento da demanda, aumentou também a busca por esses locais. A plataforma Go Evento, por exemplo, registrou uma procura de 35% a mais para os meses de novembro e dezembro. O site funciona como um "Airbnb"de locais para eventos. Com apenas um clique, é possível selecionar o modelo de espaço que o cliente deseja, o tipo de evento que pretende realizar e a localidade que melhor atenda ao que ele procura.
A plataforma anuncia locais no Distrito Federal e no entorno para encontros, reuniões familiares ou de amigos (com opções até de acampamentos), melhores locais para confraternizações corporativas, casamentos, com um acervo que vai de locais abertos, à beira do lago, embarcações, até salões de festa e hotéis.
“Temos visto uma procura maior dentro do site de cerca de 35% nesse último mês, e isso vem acontecendo por conta dos tradicionais eventos de fim de ano somados aos da Copa do Mundo", explica Pedro Gabriel Dias Melo, CEO da Go Evento.
Na plataforma, os anunciantes podem cadastrar seus espaços de forma prática, e os contratantes poderão encontrar e solicitar os orçamentos diretamente com os fornecedores, sem aprovações prévias ou comissões repassadas a Go Evento. São mais de 100 mil visualizações mensais, e mais de 2 mil contatos efetuados entre clientes e espaços.
Os anunciantes têm acesso aos relatórios de quantas pessoas visitaram sua página, salvaram, favoritaram e entraram em contato, além de poder visualizar as edições de imagens e informações do espaço. Após o cadastro, o cliente consegue compartilhar, salvar e se comunicar de forma direta com os locais.
"A pandemia forçou com que abraços precisassem esperar, assim como encontros e eventos. Durante um ano e meio, o mundo se adaptou às comemorações apenas com familiares – preferencialmente da mesma casa – e virtuais, onde as salas de videochamadas estiveram no auge. Agora, com a consolidação da vacina e a redução de casos e mortes por Covid-19, as pessoas merecem comemorar, e a nossa plataforma oferece esse benefício", reforça o CEO da Go Evento. E o empresário deixa um alerta: "muitos espaços em Brasília já estão sem agenda, então a dica para quem pretende fazer uma comemoração, ou mesmo reunir amigos, é não deixar para última hora".
Tags
Brasília