Por Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco*
Os japoneses são mundialmente conhecidos por sua educação. Inclusive, essa filosofia de cortesia e atenção para o outro tem até nome no Japão: Omotenashi, palavra que pode ser traduzida como “fazer tudo o que é possível” e caracteriza a hospitalidade.
Por ser um fundamento completamente enraizado na cultura japonesa, o Omotenashi está nos detalhes e, apesar de parecer sutil, faz toda a diferença na forma como as pessoas são recepcionadas e tratadas em qualquer lugar no Japão.
Aprendendo com a forte consciência coletiva e a capacidade de empatia dos japoneses, é possível, com pequenos gestos de afeto e atenção, oferecer uma experiência melhor ao receber clientes ou familiares e amigos na sua empresa, durante um evento corporativo ou em casa.
Essas atitudes só trazem benefícios, onde quer que sejam aplicadas. Afinal, a hospitalidade e o acolhimento têm forte caráter de reciprocidade. Como sabemos, gentileza gera gentileza, fortalecendo ainda mais as relações e parcerias duradouras.
Veja, a seguir, como aplicar o Omotenashi no seu dia a dia de forma simples, cultivando a hospitalidade, atribuindo um significado maior ao cuidado com o outro e exercitando a amabilidade:
- Pratique a empatia: a principal característica do Omotenashi é praticar a hospitalidade sem esperar algo em troca. Por isso, o ato de servir deve sempre estar ligado a um profundo respeito e consideração, onde colocar-se no lugar do outro é fundamental. Fazendo isso, você se tornará um excelente anfitrião e vai receber como gostaria de ser recebido. Isso será condição básica para criar um ciclo de gratidão e de gentileza.
- Conheça seu convidado: a personalização é outro ponto crucial para um atendimento hospitaleiro, por isso, é importante que você conheça bem seu convidado, para agradar de fato, demonstrando interesse com o que ele gosta e como poderá se sentir bem e confortável. Fazer o prato favorito da pessoa, por exemplo, é algo encantador. O oposto também é válido. Procurar saber se há alguma restrição alimentar ou alergia e saber do que a visita não gosta é também fundamental.
- Capriche nos detalhes e surpreenda: quer seja um cliente ou um parente querido, enfatize para seu convidado o quanto a presença dele é importante para você. Afinal, ele está dispondo do tempo dele para visitar sua casa ou empresa. Seu apreço pode ser traduzido pelo cuidado nos pequenos detalhes e em um interesse genuíno com seus desejos, antecipando suas necessidades e preocupando-se com cada minuto da experiência vivenciada. Faça os olhos da pessoa brilhar, com atitudes e gestos singelos, como deixar bilhetinhos, oferecer bombons ou frutas do seu jardim ou servir um drinque gostoso de boas vindas.
Sobre a Duo & Ecco: com atuação no Brasil e no mercado internacional, a empresa é referência em viagens de incentivo, eventos corporativos, premiações de colaboradores e live marketing. No mercado brasileiro, sua reputação é reconhecida amplamente, sendo que faturou 22 Prêmios Caio, conhecido como o Oscar brasileiro das viagens de incentivo. É a empresa pioneira em seu modelo de negócios, com a inovação como pilar central de seus negócios, e também a primeira do segmento a receber a certificação internacional SITE Crystal Awards. No DNA do grupo está a inovação e a personalização, além da empatia e do apoio à diversidade e à inclusão. Recentemente, as viagens de capacitação executiva entraram no portfólio de serviços. Com grande reputação e credibilidade, a empresa comemora seus 27 anos com o lançamento de uma marca única, a Duo & Ecco, fusão das duas organizações fundadas pelo CEO Silvio Sallowicz e seu sócio Gerson Palmeira. A atenção aos detalhes, a criatividade e o planejamento impecável são características que a Duo & Ecco adota para criar experiências memoráveis.