Objetivo é qualificar profissionais para o setor produtivo e estimular a inovação no DF
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), estão com 2.042 vagas abertas em cursos de qualificação, aperfeiçoamento e iniciação profissional pelo programa DF Inova Tech. As aulas serão presenciais, nas escolas Sesi/Senai Brasília (localizado no Setor de Indústrias Gráficas), Senai Gama, Sesi/Senai Sobradinho e Senai Taguatinga.
Ao todo, são ofertados 11 cursos: Administrador de Banco de Dados, Desenhista de Páginas da Internet – Web Designer, Desenhista Técnico de Edificações em Modelagem BIM, Desenvolvedor C#, Desenvolvedor Front-End, Desenvolvedor Java, Eletricista de Sistemas Fotovoltaicos – Energia Solar, Excel Básico, Excel Intermediário, Gestão de Projetos com Scrum e Informática Básica. Os pré-requisitos variam de acordo com o curso e podem ser lidos no edital.
Para o secretário da Secti-DF, Gustavo Amaral, os cursos estimulam o setor produtivo do DF “Esses cursos são uma ferramenta importante para a população se profissionalizar.Com a inovação é possível gerarmos economia aos cofres locais e também renda aos envolvidos nos cursos.”
Há opções nos turnos matutino, vespertino e noturno, com cargas horárias que variam de 20 a 240 horas. Nos cursos de qualificação, o objetivo é inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir a ele a recolocação profissional. Já os cursos de aperfeiçoamento tratam da ampliação, complementação ou atualização de competências de determinado perfil profissional. Na iniciação profissional, o objetivo é despertar no aluno o interesse pelo trabalho e prepará-lo para o desempenho de funções básicas e de baixa complexidade. Nos três casos, ao concluir a capacitação, o participante recebe um certificado.
Como se inscrever para os cursos do DF Inova Tech
As inscrições são online e devem ser feitas pelo site do Senai-DF até 23 de junho ou enquanto houver vagas. A classificação dos inscritos será por ordem de inscrição. Caso haja quantidade maior de candidatos interessados do que o número de vagas disponíveis, os excedentes serão ordenados em uma lista de espera.
Os candidatos que atenderem aos critérios de classificação serão convocados por e-mail, telefone e/ou mensagem de WhatsApp para confirmação da matrícula de forma presencial, em até dois dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h, na escola em que o curso será ofertado. O não comparecimento acarretará a perda da vaga.
Para matrícula, é preciso apresentar originais e cópias do RG, do CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade compatível com o pré-requisito do curso. Para alunos menores de idade, é necessário o RG do responsável legal, que também deverá estar presente.