Cidadão pode comunicar pontos de vazamento utilizando apenas o celular
As redes de tubulações de água e de esgoto da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) percorrem mais de 17 mil quilômetros em todas as regiões administrativas da capital federal. Dessas redes, são 9.681,5 km de tubulações de distribuição de água e 7.618,5 km de redes coletoras de esgoto.
Com uma malha tão extensa, a Companhia conta com o apoio da população em informar caso verifique um vazamento de água ou o extravasamento de esgoto. O ideal é comunicar à Caesb o mais rápido possível para evitar danos ao meio ambiente, à própria comunidade e ajudar a combater o desperdício de água. A partir da entrada no sistema, uma equipe de manutenção se desloca até o local e corrige o vazamento ou desobstrui a rede de esgoto que esteja transbordando.
Atualmente, a opção mais prática e rápida para informar um vazamento é utilizar o aplicativo Autoatendimento da Caesb, desenvolvido para os sistemas Android e IOS. O app é gratuito e conta com 20 serviços disponíveis.
Utilizando tecnologia de geolocalização (GPS), o usuário pode marcar o local exato do vazamento, enviar uma foto que identifique a área, escolher entre as opções água ou esgoto e indicar um ponto de referência (próximo à uma calçada, a um determinado prédio ou em área verde), para agilizar o trabalho das equipes de manutenção. A partir dessas informações, os serviços são atribuídos aos técnicos, conforme a intensidade do vazamento e o risco ao meio ambiente.
Também é possível informar o vazamento de água ou extravasamento de esgoto pelos canais de atendimento como o Portal de Serviços da Caesb (https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/); Escritórios Regionais; Postos Na Hora; WhatsApp (exclusivo para moradores de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina), além da Central 115.
Funcionalidades
Os usuários do aplicativo Autoatendimento da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) podem solicitar mais de 20 serviços. Pelo app, é possível consultar segunda via de conta, histórico de consumo, simulação de tarifa e situação de débitos. Funcionalidades como revisão de conta, alteração de titularidade e vencimento e autoleitura de hidrômetro podem ser solicitados.
Estão disponíveis ainda avisos de falta d’água, dados da qualidade da água no Lago Paranoá e Links Úteis, como o Código de Defesa do Consumidor, FAQ e Resolução Adasa nº 14/2011.
Para baixar o aplicativo no sistema Android, clique aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile
Para baixar o aplicativo no sistema iOS, clique aqui: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993