Exposição Bento Viana a Céu Aberto revela inusitados, belos e interessantes ângulos de monumentos e símbolos comumente conhecidos da iconografia da capital federal
Já entrando no clima do aniversário de Brasília, a "Exposição Bento Viana a Céu Aberto - Brasília, Outro Planeta", terá sua abertura, na Feira de Artesanato da Torre de Tv, dividida em dois dias: os grupos "Os Criollos" e a Bateria do GRUVIPI (Grêmio Recreativo Carnavalesco Unidos de Vicente Pires) se apresentarão no sábado (18/03), às 11h e 12h respectivamente. Já no domingo (19/03), Valerinho Xavier (11h) e Luciano Ibiapina (12h) concluirão esta abertura tão inusitada quanto a própria exposição. A exposição poderá ser visitada até o domingo (16/04), com acesso amplo e livre da população, sendo indicada para todos os públicos. Realizada pela Associação Amigos do Futuro por meio de um Termo de Fomento, a iniciativa é apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF.
O presidente da Associação Amigos do Futuro, Fernando Borges, observa que a Exposição Bento Viana a Céu Aberto busca valorizar e reforçar a iconografia de Brasília, apresentando ao público uma experiência diferenciada dos traços dos principais cartões-postais da cidade.
"Após uma seleta curadoria, foram escolhidas 28 fotografias da série: ‘Brasília, Outro Planeta’, que revela o olhar único e inovador do fotógrafo brasiliense Bento Viana, acerca da cidade de Brasília, capital que surpreende os que a veem pela primeira vez, mas que também encanta diariamente seus cidadãos", diz Fernando.
O presidente da Associação também destaca o cuidado com o meio ambiente presente na iniciativa.
"A Exposição será disposta em totens sustentáveis – que contam com um sistema de iluminação durante a noite por baterias carregadas por energia solar. Nesse contexto, o projeto prevê uma proposta diferenciada de ocupação cultural da cidade, de forma sustentável, tecnológica e artística. Aqui,a arte é uma ferramenta para ressignificar o espaço público e ativar a reflexão sobre a cidade, seus traços, sua história e personagens do campo artístico", revela
Bento Viana explica a origem do conceito "Brasília, Outro Planeta".
"Inspirei-me nas palavras do astronauta Yuri Gagarin ditas quando viu Brasília pela primeira vez. Ele disse na ocasião: ´A impressão que eu tenho é a de estar chegando a um planeta diferente. Neste contexto, oferecemos uma homenagem a essa original cidade ao contemplar ângulos inesperadamente belos e interessantes de monumentos e símbolos comumente conhecidos", pontuou o fotógrafo.
Bento Viana -Nascido no Rio de Janeiro, Bento Viana chegou a Brasília em 1979, aos oito anos de idade. Foi quando tirou suas primeiras fotos. Produtor premiado de cinema e vídeo, Bento é geógrafo de formação. O artista das imagens já realizou inúmeras exposições, além de documentários fotográficos realizados em vários continentes. É co-criador da exposição A Volta ao Mundo em 80 Fotos, coletiva de três fotógrafos viajantes, com 80 fotografias em tamanhos 1,25 x 1,87 metro, expostas ao ar livre e aberta nas 24 horas do dia, visitada por mais de 100 mil pessoas nas cidades de Brasília e São Paulo. No ano de 2007, Viana realizou a exposição Brasília Iluminada, uma homenagem ao centenário do arquiteto Oscar Niemeyer, que ficou exposta ao ar livre na Praça dos Três Poderes durante 60 dias. Em 2012 foi convidado pelo Governo do Distrito Federal para fotografar Brasília Vista do Céu, um livro de fotografias exclusivo. Dois anos depois, lançou o livro Do Céu, Brasília, com 200 fotos mostrando uma nova visão da capital. Atualmente é o livro de arte mais vendido na capital. Bento tem como técnicas reconhecidas o trabalho diferenciado com o ângulo, com o enquadramento, com a perspectiva e com a luz, capturada preferencialmente ao amanhecer e ao entardecer, relevando cores e tonalidades diferenciadas. Por seus registros, o fotógrafo se tornou uma das principais referências em fotografia aérea no Distrito Federal.
Totens Sustentáveis - Desenvolvidos a partir de 2014, os totens que serão usados na ocupação captam energia solar para o seu funcionamento e foram projetados para instalação em áreas urbanas de grande circulação. Já estiveram na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Parque de Madureira, no Rio de Janeiro, para o Comitê Olímpico no lançamento das Olimpíadas. Em São Paulo no Parque Ibirapuera, no projeto da Cruz Vermelha Vítimas da Guerra, além de Manaus, Belém, Fortaleza e diversas outras localidades. São estruturas autoportantes com superfície dupla para exibição de conteúdo com tamanho mínimo de 1,20 por 1,70 cada. Os equipamentos são resistentes ao clima, alimentados por energia fotovoltaica, com iluminação de baixo consumo (LED), contendo baterias estacionárias de armazenamento que sustentam até 5 dias sem sol. Os equipamentos foram desenvolvidos para ocupar a cidade de forma sustentável, elegante e gerando impacto no público circulante. Ao mesmo tempo, dialogando com o espaço em que são instaladas, sem interferir de forma grosseira na paisagem.
Associação Amigos do Futuro- Organização da Social Civil – OSC, sem fins lucrativos, fundada em 31 de janeiro de 2000, com área de atuação no Distrito Federal, podendo, entretanto, realizar seus trabalhos em outros estados da Federação e tem por finalidade apoiar, criar, desenvolver, e promover programas e ações para a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao esporte, educação, cultura e ao desenvolvimento social, bem como, aos direitos humanos e dos povos, com recursos próprios ou advindos de convênios e outras formas legalmente admitidas pelo ordenamento jurídico vigente. A associação tem ampla experiência e participação em projetos deste segmento junto ao GDF e entidades privadas, já tendo realizado convênios através de termo de fomento com as secretarias de Esporte, Turismo e Cultura e Economia Criativa.
Serviço:
O quê: Shows abrem a exposição "Exposição Bento Viana a Céu Aberto - Brasília, Outro Planeta"- Associação Amigos do Futuro realiza exposição em totens sustentáveis do distinto fotógrafo com inusitados, belos e interessantes ângulos de monumentos e símbolos comumente conhecidos da iconografia da capital federal
Onde: Feira de Artesanato da Torre de Tv
Quando: Os grupos "Os Criollos" e a Bateria do GRUVIPI (Grêmio Recreativo Carnavalesco Unidos de Vicente Pires) se apresentarão no sábado (18/03), às 11h e 12h respectivamente. Já no domingo (19/03), Valerinho Xavier (11h) e Luciano Ibiapina (12h) concluirão esta abertura tão inusitada quanto a própria exposição.
Realização: Associação Amigos do Futuro por meio de um Termo de Fomento, a iniciativa é apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF.