O Circo Boneco e Riso e Rosângela Lima vão encantar o Gama Vida e Arte Festival
Na antevéspera do aniversário de Brasília, na quarta (19/04), o espetáculo "Bonecos em Festa”, do Circo Boneco e Riso (às 9h) e “Contos e Encantos”, com a contadora de histórias Rosângela Lima *às (10h), abrirão no Teatro Cia Lábios da Lua (Gama), o Festival de Teatro de Bonecos e de Contação de História do projeto Gama Vida e Arte Festival.
Já na quinta (20/04), às 14h, será a vez "Qual o sabor da Lua? e " O pescador, o anel e o reI" , com Tio Groselha e Tia Amanda (Contação de histórias), seguido de "Histórias Que Cabem na Mala", com Alessandra Barros (Teatro de Bonecos), às 14h. Tudo Gratuito, livre para todos públicos, com audiodescrição e intérprete de Libras. O projeto Gama Vida e Arte Festival é realizado pela Associação Companhia Lábios da Lua e patrocinado pelo FAC-DF. Programação disponível no site gamavidaearte.com.br ou no Instagram @cialabiosdalua
O bonequeiro e curador do Festival de Teatro de Bonecos e de Contação de História do projeto, Marco Augusto de Rezende, fala que serão realizadas 16 atividades, sendo oito espetáculos e oito contações de história.
"Fizemos um belo chamamento no início do ano e montamos uma programação riquíssima, com espetáculos em que a magia da palavra que faz sonhar chegará ao público, capitaneados por contadores de histórias e espetáculo de teatro de bonecos empolgantes", revela entusiasmado.
"Bonecos em Festa” - O grupo Circo, Boneco e Riso leva ao público o espetáculo Bonecos em Cena/ Festa. O teatro de bonecos por sua vez é transmitido pela brincante Neide viúva do saudoso Mestre Zezito, que conta a história “A vingança de Cassimiro Coco e seus comediantes” e dá vida ao ventríloquo o Boneco Juquinha. Outros brincantes do grupo também se divertem dando vida a outros bonecos: o Jaraguá e a boneca gigante chamada de "Divina", que com suas danças e histórias contadas levam alegria ao público durante o espetáculo.
Circo Boneco e Riso - A Companhia traz a mais genuína alma do circo popular brasileiro em suas intervençñes pela simplicidade com que, em seus quase 40 anos de existência, vem perpetuando números tradicionais de circo tais como: mágicas, mamulengo, entradas de palhaços, malabarismo, perna-de-pau, monociclo, ventriloquia e canções populares. Tendo influenciado muitos artistas do Distrito Federal e Goiás, bem como tem sido foco de interesse de pesquisadores da cultura popular brasileira. Atualmente, a mais representativa mostra de arte circense de Brasília nasceu levando o nome do mestre, a Mostra Zezito de Circo.
Ficha Técnica
Coordenação: Rosineide de Nazaré Ferreira Amorim
Rinaldo Feliciano Ferreira Amorim
Participação: Isabel Andréia Amorim dos Santos
Rita de Cássia Amorim dos Santos
"Contos e Encantos", com Rosângela Lima: Um Ato Produções Culturais - A contadora inicia seu trabalho com brincadeiras cantadas como a História da Serpente que Engole Gente. Depois mostra um presente muito valioso que recebeu de sua avó: Um Pano Encantado e todos da plateia têm que cantar para o pano se transformar magicamente. Depois abre sua mala e retira dela a história Os Bichos do Meu Zoológico e pra terminar vem a história do Livro Fantoche, do Cachorro Bob.
"Qual o sabor da Lua? e " O pescador, o anel e o rei" - Tio Groselha e Tia Amanda convidam vocês para viajar no mundo mágico do faz de conta, no mundo do era uma vez, na hora da história... Você decide, pode ir onde sua imaginação te levar! Através da contação de histórias, crianças e adultos se divertem, cantam com os personagense viajam no mundo da imaginação, afinal quando se trata de história, tudo é possível!
E para essa viagem, a boneca Maroca (Amanda) e o Tio Oséias convidam a todos para ouvir mais uma história, então: ERA UMA VEZ...
"Histórias Que Cabem na Mala", com Alessandra Barros - O espetáculo conta a história de uma amizade entre uma bonequeira e seu boneco o Zezé, um grande contador de histórias, e nesse enredo de contar e brincar, vai se desenvolvendo a brincadeira, e de dentro da Mala, saem histórias, bonecos, música e encanto.
Alessandra Barros - Com mais de 20 anos de experiência como bonequeira e contadora de histórias, a artista e educadora Alessandra Barros já se apresentou em festivais, praças, bibliotecas, convenções e palcos dos mais diversos teatros e shopping centers do DF – onde executa projetos nas áreas de teatro, literatura e arte popular. Encantadora de plateias, seu trabalho já recebeu homenagens e premiações como o Prêmio MIRIAM MUNIZ Funarte e Petrobras com o espetáculo “ A Princesa de Bambuluá” – (2007).
Próximos Espetáculos -Teatro de Bonecos e Contação de Histórias
Todos os espetáculos serão apresentados no Teatro Cia Lábios da Lua, no Gama (Quadra 4 Lote 16 Loja C e D - Setor Sul) . Tudo Gratuito, livre para todos públicos, com audiodescrição e intérprete de Libras.
- 20/04 - 14h "Qual o sabor da Lua? e " O pescador, o anel e o reI" , com Tio Groselha e Tia Amanda (Contação de histórias)
- 20/04 - 15h - "Histórias Que Cabem na Mala", com Alessandra Barros (Teatro de Bonecos)
- 26/04 - 9h - “A Fada das Histórias” com Bruna Cordeiro (Contação de histórias)
- 26/04 - 10h - Mamulengo Fuzuê - Thiago Francisco apresenta “Mamulengando” (Teatro de Bonecos)
- 27/04 - 14h- “O circo literário da palhaça Biliska”, interpretado por Dai Siqueira (Contação de histórias)
- 27/04 - 15h - Mamulengo Lengo Tengo: ”Nas Tripas da Cobra Encantada” (Teatro de Bonecos)
- 04/05 - 9h - Companhia Pilombetagem: “Circolengo do Pilombeta” (Teatro de Bonecos)
- 04/05 - 10h - “Cordel: A Sina da Sapa Cristina”, com Letícia Mourão (Contação de histórias)
- 05/05 - 14h - O Encontro dos Bichos nas Florestas do Seringuete, com Rick RJN (Contação de histórias)
- 05/05 - 15h - Companhia Osviajero - O desconhecido Davi: “A história de Chico da Lua” (Teatro de Bonecos)
- 18/05 - 9h - “O Barquinho”, com Maria Eliete e Elena Sansarae - Spaço Criativo (Contação de histórias)
- 18/05 - 10h - Inventor de Sonhos: “Bendito Os Beneditos” (Teatro de Bonecos)
- 19/05 - 14h 0- - “A Peleja de Mundim contra o Dragão da Ignorância e Outras Prosas” com Lilia Diniz (Contação de histórias)
- 19/05 - 15h - - Mamulengo Sem Fronteiras: “As Aventuras de Baltazar” (Teatro de Bonecos)
Gama Vida e Arte ´É um Festival multicultural contendo com várias atividades: um festival de hip hop nas modalidades breaking, batalha de rimas e mostra de grafites, um festival de rock autoral, uma coletânea de artes visuais, um jardim de cheiros, uma exposição sensorial, um festival de teatro, um festival de bonecos e contação de histórias, um curso de elaboração de projetos culturais, e ainda, dois espetáculos com uma hora de duração cada.
Acessibilidade
O Coordenador-Geral do projeto, Geovane Batista, ressalta a importância da acessibilidade da iniciativa. "O Festival terá muitas outras atividades no decorrer deste ano e toda a programação conta com tradução em Libras, folders em braile e QR Codes espalhados em cada atividade dando o devido o acesso e respeito a quem tanto precisa", disse.
Serviço:
O quê e quando: "Bonecos em Festa”, do Circo Boneco e Riso (às 9h) e “Contos e Encantos”, com a contadora de histórias Rosângela Lima (10h) - Festival de Teatro de Bonecos e de Contação de História do projeto Gama Vida e Arte Festival. Exposição Sensorial e Jardim de Cheiros abrem o Gama Vida e Arte Festival
Onde: Teatro Cia Lábios da Lua, no Gama (Quadra 4 Lote 16 Loja C e D - Setor Sul)
Tudo Gratuito, livre para todos públicos, com audiodescrição e intérprete de Libras.
O Projeto Gama Vida e Arte Festival é realizado pela Associação Companhia Lábios da Lua e patrocinado pelo FAC-DF
Informações: gamavidaearte.com.br ou no Instagram @cialabiosdalua
Tags
Cidades