Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição da Semana Lixo Zero 2023
A quinta edição da Semana Lixo Zero 2023 vai trabalhar o tema "Humanizar e Dignificar os Serviços de Reciclagem" em uma série de palestras, oficinas e cursos, que serão ministrados de de terça a sexta-feira (11 a 14 de abril), na Associação e Cooperativa Recicle a Vida (QNM 28, Ceilândia), com encerramento no sábado (15), no Complexo Cultural de Samambaia. Os interessados podem se inscrever por meio do formulário disponível em https://forms.gle/HgKLBJjQYwLknyRw5.
O evento é realizado pelo Instituto Desponta Brasil em parceria com a Cooperativa de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Recicle a Vida e, por meio de um Termo de Fomento, a iniciativa é apoiada pela Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA-DF). Também são parceiros o Instituto Lixo Zero Brasil e o Instituto Federal de Brasília. Programação no Instagram @institutodespontabrasil
A iniciativa pretende sensibilizar a comunidade sobre a importância da separação dos resíduos gerados no dia-a-dia na fonte, orientar como encaminhar de forma adequada, para que os materiais cheguem até as cooperativas de recicláveis limpos e classificados, e despertar e proporcionar à comunidade possibilidades de desenvolver uma nova profissão de negócios inovadores, com foco e ancorada na agenda 2030.
Além de alcançar as famílias de catadores do DF, o projeto busca sensibilizar toda a comunidade para o universo de possibilidades que há no destino correto dos resíduos produzidos no dia a dia. Os inscritos vão aprender mais sobre a importância da separação dos itens descartáveis, receberão orientações quanto ao direcionamento adequado dos materiais, bem como a possibilidades de profissões e oportunidades de negócios no setor
“Construímos um projeto consistente, com uma programação multidisciplinar capaz de incentivar e promover debates em torno de uma cultura de consumo e empreendedorismo sustentável, alimentação saudável, políticas públicas, sociedade civil participativa e negócios gerados a partir do lixo zero, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática”, disse Mirian Mendes, responsável pelos projetos sociais, da Recicle a Vida.
Ela também explica que o evento visa disseminar ideias inovadoras e soluções para a problemática dos resíduos sólidos e temas relacionados à reciclagem e compostagem. "As oficinas também contribuem para a promoção do debate em torno do impacto na cadeia produtiva dos Agentes da Reciclagem, no meio ambiente, na economia criativa e na cultural local", afirma Mírian.
Oficinas - Entre as oficinas oferecidas, no dia 12, a partir das 13h, o evento contará com a de "Eventos Sustentáveis”, que ensina como fazer uma festa ou festival gerando o mínimo de resíduos e com a ajuda das cooperativas de catadores, e a “Oficinas de compostagem doméstica”, que mostra como transformar seus resíduos orgânicos em adubo para plantas e hortas.
Centro de aprimoramento - Além das oficinas da Semana Lixo Zero, o projeto vai ofertar cursos até o mês de outubro de 2023. Uma das propostas é fortalecer a Cooperativa de Catadores Recicle a Vida, tornando-a um centro de aprimoramento e de difusão de oportunidades de trabalho e negócio no setor de reciclagem. A cooperativa já conta com infraestrutura destinada à capacitações profissionalizantes.
Lei - A Semana Lixo Zero foi instituída e incluída no calendário oficial da capital federal, por meio do Projeto de Lei n.º 1.026/2018.
Serviço:
5ª Edição da Semana Lixo Zero 2023
Inscrições gratuitas:* https://forms.gle/HgKLBJjQYwLknyRw5
Local:
11/04 a 14/04: Associação e Cooperativa Recicle a Vida - QNM 28 - Ceilândia - DF (horários diversos)
15/04: Complexo Cultural de Samambaia - Samambaia Sul - DF, das 08 às 12h
O evento é realizado pelo Instituto Desponta Brasil em parceria com a Cooperativa de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Recicle a Vida e, por meio de um Termo de Fomento, a iniciativa é apoiada pela Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA-DF). Também são parceiros o Instituto Lixo Zero Brasil e o Instituto Federal de Brasília.
Informações/Programação: Instagram @institutodespontabrasil