Quadrilhas de estelionatários falam de forma muito polida e semelhante a atendentes de telemarketing de empresas idôneas.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio de suas Promotorias de Justiça Criminais, alerta a população sobre a grande ocorrência de golpes realizados por quadrilhas de estelionatários que buscam, em ligações telefônicas, conseguir dados que permitam ter acesso a contas bancárias e outras informações pessoais da vítima.
Os criminosos costumam entrar em contato com as vítimas como se fossem funcionários de bancos, relatam a realização de PIXs como uma atividade não padronizada e pedem confirmação de dados. Em outros casos, os golpistas ainda se identificam como funcionários de empresas como Livelo, Smiles e Latam, pedindo informações para troca de senha das contas que gerenciam milhas aéreas.
Promotores de Justiça criminal destacam que tais golpes estão cada dia mais comuns. “Queremos alertar a população para não realizar nenhum tipo de procedimento, como ir a caixas eletrônicos ou fornecer qualquer dado pessoal em ligações”, advertem.