Aeroporto de Brasília sai na frente no hub de e-commerce internacional

Aeroporto de Brasília inicia teste para se tornar hub de e-commerce internacional
Plataforma da Sinerlog conecta os processos com a Receita Federal para garantir operações seguras e rápidas


A companhia faturou R$ 14 milhões em 2022 e busca atingir R$ 106 milhões de faturamento este ano por meio de operações de cross border baseadas em inovação

O aeroporto de Brasília – Juscelino Kubitschek –, segundo maior do Brasil em número de passageiros e o único com voos diretos para todas as capitais, iniciou os testes para automatizar as operações de comércio exterior. Desenvolvida pela Sinerlog, a tecnologia cross border conecta os processos com a Receita Federal, evitando fraudes e promovendo mais segurança e agilidade para todo o ecossistema envolvido.

A parceria torna pela primeira vez o Distrito Federal rota e entrega de produtos de e-commerces internacionais. Hoje, as remessas do exterior só podem ser recebidas em três centros de distribuições : Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Os produtos que aterrissam no país são, em sua grande maioria, destinados aos Correios. As cargas postais, segundo o balanço aduaneiro de 2021, representam 98% do volume total recebido.

Com a solução, o aeroporto brasiliense se torna um hub de recebimento das encomendas expressas internacionais. Além de reduzir drasticamente o tempo de liberação dos pacotes e de chegada ao destino de 10 para 5 dias, deve acelerar o desembaraço aduaneiro no terminal de cargas, além de proteger as mercadorias em trânsito, por meio de um seguro cross border inédito no Brasil.

"Estamos vivendo um momento histórico, tanto na legalização das operações internacionais, quanto na ampliação do mapa do comércio internacional brasileiro, dando protagonismo ao DF nesse segmento. Além disso, por meio do uso da inovação, o sistema já nasce com etapas de compra, coleta, armazenagem e entrega de mercadorias mais eficientes ", explica Fábio Baracat, CEO da Sinerlog.A nova tecnologia conta também com aplicações em carteira digital, integração com marketplaces e operadores logísticos e todo o mundo, APIs para inovação aberta, interoperabilidade de meios de pagamento, autenticação de vendedores, emissão de notas fiscais eletrônicas e ferramentas que otimizam o cumprimento de obrigações fiscais. É possível também extrair insights a partir da análise dos dados gerados pela operação, permitindo uma gestão mais inteligente.

Mercado de cross border no Brasil

Com a publicação da nova Instrução Normativa da Receita Federal, a IN 2124/22, que cria regras claras para o setor, os envios de remessas internacionais devem ser formalizados, dando fim aos camelôs digitais que concorrem com o varejo nacional.

A recente legislação, a sobrecarga logística, especialmente em Guarulhos e Curitiba, bem como os sistemas de tecnologia que processam as informações recebidas, deram espaço para a nova proposta logística da Sinerlog. Neste cenário, as transações de e-commerce têm conquistado o mercado de importação e exportação nos últimos anos, o que gera boas oportunidades para operações internacionais.



Sobre a Sinerlog      

A Sinerlog é especialista em tecnologia Cross Commerce as a Service – que interliga pessoas, sistemas e tecnologia para simplificar o processo de importação e exportação dos clientes. Única empresa credenciada pelos Correios para atuar nos EUA, a companhia também atua na China e na Europa por meio de equipe formada pelos melhores especialistas em cross border, e-commerce e aduana do Brasil.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال