Após pandemia, eventos literários presenciais contribuíram para o crescimento do mercado editorial no ano passado, explica a escritora e produtora cultural Lella Malta
O mercado editorial brasileiro apresentou um crescimento significativo em 2022, com um aumento de 8,33% em seu faturamento. No entanto, quando considerada a inflação do período, o índice cai para 2,54%. Esses dados foram divulgados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), com base na pesquisa realizada pela Nielsen Bookscan, conhecida como Painel do Varejo de Livros no Brasil.
Um dos principais destaques desse crescimento foi o aumento de 2,98% nas vendas de livros. No total, foram vendidos 58,61 milhões de exemplares em 2022, representando um acréscimo de 1,7 milhão de unidades em relação ao ano anterior.
O preço médio dos livros também teve um aumento de 5,19%, passando de R$ 41,28 para R$ 43,42. Esse aumento nos preços compensou o crescimento tímido das vendas, resultando em um faturamento total de R$ 270,69 milhões no décimo terceiro período de 2022, um aumento de 15,18% em relação ao mesmo período de 2011. As vendas cresceram 6,16% nesse mesmo período.
Eventos literários ajudam no crescimento
Lella Malta, escritora, preparadora literária e produtora cultural brasiliense, reforça a importância de eventos literários no crescimento do mercado editorial.
A especialista está à frente do "Escreva, garota!", que já marcou presença em diversas feiras literárias, incluindo Bienais do Livro de São Paulo e Salvador, Feira do Livro de São Paulo, FILIGRAM (Festival Literário de Gramado) e Flip (Festival Literário Internacional de Paraty).
O "Escreva, garota!" é um projeto que tem como objetivo incentivar e orientar mulheres escritoras, contando com a participação de autoras que residem em cinco países diferentes, mas todas brasileiras. Grandes nomes da literatura, como Aline Bei, Carla Madeira e Socorro Acioli, já passaram pelo projeto, contribuindo para enriquecer os debates sobre teoria literária, técnicas de escrita criativa, segredos da autopublicação e marketing literário. O clube exclusivo oferece benefícios diversos, como espaço nos maiores eventos literários do Brasil, e promove uma troca estimulante e produtiva entre suas integrantes.
"A presença das escritoras independentes em eventos literários é fundamental para fortalecer a representatividade feminina na literatura. Esses espaços proporcionam visibilidade e oportunidade de compartilhar conhecimentos, estabelecer conexões e ampliar o alcance de suas obras. O projeto 'Escreva, garota!' busca justamente criar um ambiente propício para que essas mulheres possam crescer e se destacar no cenário literário, explica.
Além do Escreva Garota, a especialista também promove o “Elas Publicam”, um encontro de Mulheres do Mercado Editorial. A segunda edição ocorre no dia 29 de julho em Campinas, São Paulo, no Centro de Convenções do Praça Capital (Av. José Rocha Bomfim, 214 – Campinas / SP).
O evento será uma imersão com produção e curadoria de Lella Malta, voltado especialmente para mulheres que participam ativamente da cadeia produtiva do livro – seja como autora, leitora, editora, ilustradora, livreira, designer ou agente literária. Os ingressos são limitados e devem ser adquiridos no site: (https://www.elaspublicam.com.br)
“O objetivo do encontro, que tem duas edições anuais pelo Brasil, é promover o networking, debater a realidade do mercado editorial entre mulheres e incentivar o empreendedorismo feminino na área cultural”, reforça Lella.