Leia na Rua!O Rolezinho Literário será recebido no Parque da Cidade


Neste sábado, 17, o projeto Rolezinho Literário, da instituição Eixão Digital, vai realizar, a partir das 14 horas, no Parque da Cidade (ao lado da Administração do Parque), o evento "Leia na Rua!": uma tarde com muitas atividades literárias para incentivar a convivência com o universo da leitura em espaços públicos e abertos e, neste caso, especialmente organizadas para pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade, em ocupações precárias de Samambaia e do Plano Piloto, que foram convidadas e terão transporte para facilitar a mobilidade.

O evento será um tipo de piquenique, uma biblioteca aberta, com exposição de obras literárias para leitura no local, espaços para ler sob as sombras das árvores, contação de histórias e bate papo com escritores sobre o processo criativo da literatura. Ao final das atividades, duas das 4 comunidades participantes vão receber acervos literários com obras de grande relevância da literatura para continuarem as leituras onde moram.

A iniciativa é do projeto Rolezinho Literário, da instituição Eixão Digital, patrocinado pelo edital da Neoenergia de 2022, chamado Transformando Energia em Cultura e aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

O projeto, que teve início no dia 1º de junho, promove também visitas guiadas dos grupos a bibliotecas e gibitecas. Os participantes já estiveram na Biblioteca Nacional de Brasília e na Biblioteca Central da UnB e estão com agendas para conhecerem a Gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, e a Biblioteca Pública da 512 sul. As visitas são feitas em grupos de 50 pessoas, entre crianças, jovens e mães.
Diogo Urquiza com pessoas atendidas pelo Projeto -  foto de divulgação - Ascom/Rolezinho Literário

No total, 200 pessoas estão participando. São moradores de ocupações do Plano Piloto (de perto da UnB, do Noroeste e frequentadores da Escola Meninos e Meninas do Parque da Cidade), e do Morro do Macaco e Morro do Sabão, ambas em Samambaia.

São 16 visitas guiadas, com grupos de até 50 pessoas cada e contará com acompanhamento de bibliotecária, auxiliar de biblioteca e assistente de acessibilidade, para ajudar na mobilidade de quem necessitar. Serão quatro eventos Leia na Rua!

Diogo Urquiza, coordenador geral do projeto, diz que as primeiras visitas guiadas empolgaram bastante crianças e jovens que não sabiam que esses espaços eram de livre uso. "Foi muita emoção ver a interação deles com os livros, com as exposições e com os distintos ambientes das bibliotecas. Tanto a Biblioteca Nacional quanto a BCE, os receberam com atenção, apresentando o acervo e o funcionamento, formas de atendimento". Diogo acredita que essas experiências vão abrir oportunidades para a vida deles.

O Secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, confirmou presença no Rolezinho deste sábado, 17, e poderá falar sobre outros espaços que também podem ser amplamente usufruídos, porque a cultura é direito de todos.

Quatro acervos foram selecionados para formação de pequenas bibliotecas que cada comunidade vai receber nos eventos Leia na Rua! São livros de alto valor literário que serão doados com uma estante, como obras dos prêmios Jabuti, Nobel de Literatura, obras clássicas da literatura e autores de Brasília, de forma a ampliar o repertório e oferecer diversidade de autores, gêneros e temáticas. “Contos, poesia, literatura fantástica, HQ, romances, novelas, crônicas e, também, dicionários, estarão permanentemente presentes nas comunidades participantes do projeto”. Vão poder continuar suas leituras com obras de Roger Mello, Miguel de Cervantes, Rubem Alves, Djamila Ribeiro, Dad Squarisi, George Orwell, Itamar Vieira Junior, Mary Del Priore, Jeferson Tenório, Lygia Bojunga, William Golding, Júlio Verne, Ana Maria Machado, Clarice Lispector, Paulinny Tort, entre tantos outros maravilhosos da literatura e clássicos brasileiros. Livros em Braille serão disponibilizados e haverá tradução do evento em Libras.

Além da inclusão cultural, os itens que compõem as ações do projeto tem preocupações ambientais e sociais, voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram produzidas esteiras com sobras de banners de eventos, por um grupo de mulheres da Estrutural. As estantes, também em lona, foram adquiridas de uma artesã da Torre de TV. As tampinhas das garrafinhas de água dos participantes serão recolhidas para doação ao projeto Liga do Bem, que as trocam por fraldas geriátricas. Serão entregues aos participantes, marcadores de livros feitos em crochê por mulheres do projeto social Pipoquinha, do Gama. Os livros foram adquiridos de livraria do DF e todo lixo produzido será coletado de forma seletiva.

A mobilização das comunidades é feita em parceria com a instituição Embalando Sonhos, de Samambaia (Lady Laura); a Escola Meninos e Meninas do Parque (Amélia) e o Movimento de População de Rua (Joana Basílio)

Para o Instituto Neoenergia, o edital Transformando Energia em Cultura permite identificar iniciativas como essa, que fortalecem a arte e a cultura do país, apoiando projetos para a inclusão social e cultural de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Agenda prevista

 

01/06/2023

visita guiada

Biblioteca Nacional

Morro do Macaco

visita guiada

Biblioteca Nacional

Parque da Cidade

 

03/06/2023

visita guiada

Biblioteca Nacional

Ocupação Noroeste

visita guiada

Biblioteca da UnB

Morro do Sabão

17/06/2023

evento literário aberto Leia na Rua

Parque da Cidade

Todas

 

01/07/2023

visita guiada

Biblioteca Nacional

Morro do Sabão

visita guiada

Gibiteca TT Catalão

Ocupação Noroeste

09/07/2023

evento literário aberto Leia na Rua

Eixo Cultural Ibero-Americano

Todas

 

15/07/2023

visita guiada

Gibiteca TT Catalão

Morro do Macaco

visita guiada

Biblioteca Pública

Parque da Cidade

06/08/2023

evento literário aberto Leia na Rua

Eixo Sul - 107

Todas

 

12/08/2023

visita guiada

Gibiteca TT Catalão

Parque da Cidade

visita guiada

Biblioteca da UnB

Ocupação Noroeste

27/08/2023

evento literário aberto Leia na Rua

Eixo Norte - 110

Todas

 

02/09/2023

visita guiada

Biblioteca Pública

Morro do Macaco

visita guiada

Biblioteca UnB

Parque da Cidade

 

16/09/2023

visita guiada

Biblioteca Pública

Morro do Sabão

visita guiada

Biblioteca da UnB

Morro do Macaco

 

23/09/2023

visita guiada

Gibiteca TT Catalão

Morro do Sabão

visita guiada

Biblioteca Pública

Ocupação Noroeste

 

Serviço:
Evento: Leia na Rua! do projeto Rolezinho Literário
Realização: Eixão Digital
Patrocínio: Neoenergia Brasília
Aprovação: Lei de Incentivo à Cultura do DF/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Data: 17/06
Horário: 14h às 18h
Local: ao lado da Administração do Parque da Cidade
Informações: (61) 98265-0158- rolezinholiterariodf.com.br ou pelo Facebook Fb.me/rolezinholiterariodf
Este é um projeto da instituição Eixão Digital Eventos Culturais, selecionado pelo edital Transformando Energia em Cultura, do Instituto Neoenergia, na edição de 2022, com patrocínio da Neoenergia Brasília, com aprovação da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, para execução em 2023.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال