O convite foi feito para que o general explique a falha na segurança e porque o ex secretário não providenciou o bloqueio na passagem dos invasores no dia do fato
O deputado distrital Hermeto (MDB), relator da Comissão Parlamentar de inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF, convidou nesta sexta-feira(22), o General Carlos Assumpção Penteado, Ex-Secretário Executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para prestar os devidos esclarecimentos sobre os fatos ocorridos em 12 de dezembro de 2022 e 08 de janeiro de 2023.
De acordo com o documento enviado, o principal motivo deste convite foi devido ao depoimento do General Dias a esta CPI, onde ele afirmou que o então secretário-executivo do GSI, General Penteado, não informou sobre a situação das manifestações que ocorriam na Praça dos Três Poderes. Disse ainda que entrou em contato com o general Penteado às 14h de domingo, dia 08, e foi informado de que a situação no Planalto e arredores estava normal e tranquila, e que ele não precisava ir até lá. Mas que mesmo assim o então general decidiu ir ao local e constatou a situação que estava lá, oportunidade em que questionou a Penteado sobre a ausência de bloqueio no Plano Escudo.
Segundo G. Dias, o general Penteado não explicou a falha na segurança e providenciou imediatamente o bloqueio. G Dias então contatou o General Dutra, chefe do Comando Militar do Planalto, e solicitou que ele enviasse todos esforços para o Palácio. No entanto, ele testemunhou o último bloqueio da PM sendo rompido antes que os vândalos chegassem ao Planalto.
“CONVIDAMOS O GENERAL PENTEADO PARA QUE ELE POSSA EXPLICAR SUA VERSÃO DOS FATOS E COMPLEMENTAR AS INFORMAÇÕES QUE PRECISAMOS PARA DESENVOLVER UM RELATÓRIO AINDA MAIS APROFUNDADO DO QUE ACONTECEU”, AFIRMA HERMETO