Resgate difícil e arriscado em queda d'água, na Cachoeira do Tororó, em Santa Maria-DF
O CBMDF foi acionado para o resgate de senhora que havia caído da queda d'água na Cachoeira do Tororó quando realizava atividade de rapel com outros praticantes do esporte.
Em face da possível gravidade da vítima, a equipe de socorro dos bombeiros decidiu acionar o suporte avançado do SAMU para apoio.
Quando chegaram ao local da ocorrência, encontraram a sra. D. A. M. de 26 anos, na base (pé) da cachoeira, com uma fratura exposta no tornozelo direito e com sangramento ativo, reclamava de dores na lateral esquerda do tórax e apresentava um corte profundo no cotovelo (esquerdo).
Após os primeiros cuidados, foi imobilizada na prancha, proporcionado aquecimento com 2 mantas térmicas e algumas vestes secas e, posteriormente, colocada na "maca tipo cesto". A guarnição de salvamento dos bombeiros, fez a retirada da vítima da queda d'água por meio de uma tirolesa, pois havia muito risco em fazer a retirada a pé até o alto da cachoeira (terreno muito acidentado, íngreme e pedregoso).
Por fim, iniciou-se o transporte da paciente até a viatura (ambulância) do SAMU na área de estacionamento do local (o que levou, aproximadamente, três horas de caminhada, em face da dificuldade do terreno). A ocorrência, do seu início até a sua conclusão, durou por volta de 06 horas.