Médico do Hospital Brasília explica que o procedimento oferece recuperação mais rápida ao paciente e infectologista do Exame Medicina Diagnóstica também orienta para a imunização contra o HPV, um dos fatores de risco para a doença
Brasília, julho de 2023 – O câncer de cabeça e pescoço está em 5º lugar entre os tipos de tumores malignos que mais afetam os homens, com a maior ocorrência de diagnósticos na faixa etária de 40 anos. Além disso, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que devem ser diagnosticados mais de 50 mil novos casos por ano, no triênio 2023/2025, sendo 15,1 mil de câncer de cavidade oral, 7,7 mil de laringe, 16,6 mil de tireoide e 10,9 mil de esôfago.
Para reverter esses números por meio da conscientização, a campanha Julho Verde traz informações sobre prevenção e fatores de risco para tumores que surgem em regiões como língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, fossas nasais e glândulas salivares.
Na última década, os avanços tecnológicos aliados à medicina têm beneficiado o tratamento desse tipo de neoplasia. De acordo com a Dr. Pedro Tolentino, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Brasília, que no DF pertence à Dasa – maior rede de saúde integrada do Brasil –, o principal diferencial da cirurgia robótica é o acesso menos invasivo à região do tumor e a recuperação mais rápida do paciente.
“A plataforma robótica permite uma precisão maior, aumentando a qualidade da cirurgia. Dessa forma, não é necessário fazer traqueostomia e o tempo de recuperação é mais acelerado, por exemplo. Nos casos de câncer de boca e faringe, outro benefício da cirurgia robótica é estético e funcional, devido à mudança de acesso, sem incisões na face e acessos diferentes no pescoço, sem cicatriz visível”, explica o especialista.
O Dr. Pedro recomenda ficar de olho aos sinais da doença: "As pessoas têm que observar atentamente feridas na língua que não cicatrizam em até duas semanas, rouquidão persistente e dor persistente nos ouvidos. Nesses casos, é fundamental buscar avaliação especializada para obter um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado, o que aumenta muito as chances de cura".
O tabagismo e o alcoolismo são os principais fatores de risco, e quando combinados aumentam em 5 vezes o risco de desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço. Outra doença que contribui para o surgimento desses tumores é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), com maior incidência entre os jovens, sobretudo aqueles que não tomaram a vacina contra o HPV.
Desde abril deste ano, está disponível nas unidades do Exame Medicina Diagnóstica, que também integra a Dasa no DF, a nova vacina HPV nonavalente, que amplia a proteção para homens e mulheres contra os sorotipos 6, 11, 16 e 18, presentes na vacina já comercializada, e imuniza também contra cinco outros sorotipos – 31, 33, 45, 52 e 58. Esse imunizante age contra uma série de tipos de câncer relacionados ao HPV, entre eles, os de boca e faringe.
“Quanto mais cedo a pessoa tomar a vacina, maior a chance de ela se proteger contra todos os sorotipos presentes no imunizante. Crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, por exemplo, respondem adequadamente somente a duas doses de vacina com 6 meses de intervalo. Já quem não tomou a vacina até os 15 anos de idade, precisa tomar três doses entre 15 e 45 anos de idade– a segunda dose com um ou dois meses de intervalo da primeira, e a terceira dose com 6 meses de intervalo da primeira”, orienta a Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, infectologista do Exame Medicina Diagnóstica.
“É muito importante procurar avaliação especializada quando surgirem sinais da doença para obter um diagnóstico precoce e tratar o câncer de cabeça e pescoço logo no início. Esses tumores evoluem muito rapidamente, em poucos meses”, reforça o Dr. Pedro.
Serviço:
Para ser imunizado com a vacina HPV nonavalente em uma das unidades vacinadoras do Exame Medicina Diagnóstica, é simples: basta baixar o aplicativo Nav, se cadastrar e agendar. Essa vacina também é ofertada pelo serviço de Atendimento Domiciliar, que vai aonde o paciente estiver, sem taxa de deslocamento. Basta agendar o atendimento e verificar a disponibilidade da vacina pelo link: https://www.examedomiciliar.com.br