Projeto "Em um piscar de olhos" distribui 500 óculos a comunidade do Recanto das Emas

Projeto será encerrado com oftalmologista e óculos para mais de 500 alunos "Em um piscar de olhos", neste sábado (15), no Recanto das Emas


Neste sábado (15/07), das 8h às 15h, o auditório da Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas-DF ( Quadra 203, lote 32) receberá o mutirão final de atendimento oftalmológico e escolha de óculos do Projeto "Em um Piscar de Olhos". Foram convocados 609 alunos, que já passaram pela triagem inicial feita para diagnosticar possíveis problemas de saúde ocular. Quem precisar usar óculos, vai recebê-los, na escola, de forma gratuita, após o exame.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema na visão. Realizado pelo Instituto Desponta Brasil, o Projeto "Em um Piscar de Olhos" foi criado pensando em ajudar a reverter esses números. Realizado por meio de um Termo de Fomento, a iniciativa é apoiada pela Secretaria de Estado de Educação do DF.

Recanto das Emas -Foram atendidas 18 escolas do Recanto das Emas, com 3.082 crianças triadas e 609 delas apresentaram problema de refração (19,75%). Chamou a atenção o alto índice do CEF 801 ( 26,78% das 168 crianças triadas, ou seja, 45 foram identificadas com problemas de refração).

Esta é a 2a edição do projeto no DF que desta vez atendeu a alunos de escolas públicas do Paranoá, Recanto das Emas e Planaltina (DF). O processo é iniciado com uma pré-avaliação ocular (triagem) visando identificar, de forma precoce, seis fatores (miopia, astigmatismo e hipermetropia) que podem ocasionar problemas oftalmológicos e, em casos mais graves até cegueira (nisometropia, estrabismo e anisocoria) em crianças(a partir de 6 meses de idade) e jovens. Depois da triagem, os alunos com algum problema ocular, passam por avaliação oftalmológica em consultório volante via mutirão (em ação aos sábados, em parceria com a Secretaria de Educação do DF-SEEDF). Os estudantes que necessitam de correção (óculos), têm acesso a consultores ópticos que apresentam e selecionam, junto ao aluno e responsável, qual o melhor modelo de armação, onde fazem as medidas necessárias para a produção dos óculos, que são posteriormente entregues nas unidades escolares de cada aluno.

Mais de oito mil alunos atendidos - O idealizador do "Em um Piscar de Olhos", Leonardo Figueiredo, ressalta que Agência Internacional de Prevenção à Cegueira estima que é possível considerar que no Brasil tenhamos cerca de 26 mil crianças cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente. Em 2021, foram atendidas 17 unidades escolares do Recanto das Emas e mais de cinco mil crianças foram beneficiadas com exames e óculos de grau distribuídos de forma gratuita.

"A ideia é chegar antes da dor e da evasão escolar . Como é gratificante esse momento e como esse projeto poderá melhorar a qualidade de vida dos pequenos. Em 2023, atendemos a 47 escolas, fizemos a triagem em 8.105 crianças, sendo que destas 1562 apresentaram problemas de refração (19,27%). Objetivamos reduzir entre 60% e 80% dos casos de cegueira de crianças e jovens da rede pública do DF, atendidas no programa com diagnóstico precoce", revela Figueiredo.

Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, esses projetos com foco na saúde dos estudantes contribuem para diminuir o abandono e a evasão escolar e são sempre bem-vindos.

"Estou muito feliz em ver essa parceria ser ampliada e saber que mais estudantes da nossa rede pública de ensino conseguiram ser atendidos pelo projeto 'Em um piscar de olhos'. O nosso objetivo é ampliar para todas as regionais de ensino da rede", afirma Paranaguá..

Dados preocupantes - Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema na visão. Tais problemas são responsáveis pela evasão escolar de 22,9% dos estudantes de ensino fundamental no Brasil, sendo que cerca de 80% dessas crianças nunca fizeram um exame oftalmológico. "Em um Piscar de Olhos" foi criado pensando em ajudar a reverter esses números.


Serviço:
O quê: Mutirão final de atendimento oftalmológico e escolha de óculos do Projeto "Em um Piscar de Olhos" - Quem precisar usar óculos, vai recebê-los, na escola, de forma gratuita, após o exame.
Quem realiza: Instituto Desponta Brasil, e por meio de um Termo de Fomento, a iniciativa é apoiada pela Secretaria de Estado de Educação do DF, que é parceira do projeto.
Quando: Neste sábado (15/07), das 8h às 15h
Quem participa e onde: Alunos de escolas públicas do Recanto das Emas (DF), no auditório da Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas-DF ( Quadra 203, lote 32)
Informações: (61) 98581-7196
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال