Durante toda a semana, jovens do Centro de Ensino Fundamental 27 de Ceilândia recebem o Projeto MTV. O objetivo é capacitá-los para a área do audiovisual
Nesta semana, alunos do Centro de Ensino Fundamental 27 de Ceilândia recebem o Projeto MTV, que busca a capacitação em audiovisual de jovens das escolas públicas do Distrito Federal. O objetivo é mostrar os bastidores da gravação de um videoclipe, além de ensinar na prática como produzir o material.
As aulas acontecem durante toda a semana e são ministradas pelos diretores Luringa e Cadu Andrade. Os amantes da antiga MTV com certeza já viram alguns dos trabalhos assinados por eles. Luringa foi o responsável pela direção de videoclipes de bandas como Fresno, Nx Zero, CPM 22, entre outras. Cadu é um dos maiores fotógrafos e videomakers da cena musical do DF e fora dele.
Os estudantes do ensino fundamental já sairão do curso com uma vasta experiência profissional, pois, ao final, como trabalho de conclusão, os participantes produzirão um videoclipe da música “Merecedor”, do cantor Gabiru com a participação do rapper Matuto.
O artista também é morador da Ceilândia e, como ex-estudante de escola pública, entende a importância de projetos como esse. “É mais do que necessário incluir esses projetos dentro das escolas, especialmente as que são localizadas nas periferias. No ensino médio, fui um dos fundadores de um projeto de Sarau no Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia, no ano de 2014, e até hoje ele acontece”, afirma Gabiru.
Segundo o rapper, a experiência de ter um trabalho produzido por jovens de uma escola pública carrega um momento de pura nostalgia. “Vou me lembrar da época onde eu participava de projetos assim. Espero poder contribuir da melhor forma para o trabalho dessa rapaziada. Deixar um trampo lindo para que todo mundo possa assistir e ter orgulho do que fizemos”, destaca.
Em sua 5ª edição, o Projeto MTV já capacitou diversos jovens, levando a aprendizagem do audiovisual para escolas públicas das regiões administrativas do DF. Artistas como o grupo Atitude Feminina, a banda Darshan e o cantor LyNDon já tiveram os seus trabalhos autorais transformados em filmes através das aulas ministradas.
Redes sociais: @projetomtvbsb