Caminho da Arte
Com fomento do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF, a Cia. de Circo e Teatro Sagrado Riso lança projeto de formação artística para pessoas com deficiência visual
É chegado o tempo de criar oportunidades às pessoas com deficiência visual para além da acessibilidade a espetáculos e outras atividades culturais. Com a realização do “Caminho da Arte”, a Sagrado Sorriso coloca essas pessoas como protagonistas de obras artísticas em diferentes áreas.
Para que isso aconteça, serão oferecidas quatro oficinas gratuitas ministradas por experientes artistas, tanto em suas respectivas áreas de atuação nas artes como na condução de atividades de inclusão de pessoas com deficiência em todos os espaços da sociedade.
Indo além das aulas, de conteúdo teórico e atividades práticas, os e as participantes irão criar peças artísticas que serão apresentadas em uma Mostra Cultural aberta ao público. Momento no qual receberão os certificados pela participação nas oficinas.
Os cursos e Mostra Cultural ocorrerão na Sede da Administração e no IFB do Riacho Fundo 1 entre os dias 15 e 29 de setembro. As inscrições, com vagas limitadas, seguem abertas até o dia 4 de setembro e devem ser feitas pelo formulário: https://bit.ly/FormularioCaminhodaArte.
As oficinas:
Iniciação musical
Nesta oficina, serão abordados conceitos básicos sobre música e educação musical de uma forma mais prática do que teórica. A metodologia aplicada se dará por meio de exercícios concebidos especificamente para o público da oficina. “Desenvolveremos um mini coral com músicas previamente selecionadas e de fácil reprodução”, comenta a professora Clarissa Barros, Clarissa tem profundo conhecimento em acessibilidade, em especial para o público cego, além de ser renomada professora de música. Agenda: dias 15, 17, 22, 23, 24 e 29 de setembro, sempre das 8h às 12h.
Iniciação à palhaçaria
A oficina será fundamentalmente prática e pretende provocar os participantes a perceberem que o palhaço é uma expressão íntima de si mesmo. Serão aplicados exercícios de reencontro com a ingenuidade, o prazer de rir e de fazer rir. Serão propostos jogos da palhaçaria, de aquecimento, de improviso, de concentração, de consciência corporal e movimentação cômica. Agenda: dias 15, 17, 22, 23, 24 e 28 de setembro, sempre das 14h às 18h.
Artes integradas
Pretende trabalhar técnicas básicas de interpretação teatral e musical, acrobacia no solo, leitura e produção de textos, construção de personagens e criação de cenas. Entre as propostas desta oficina estão promover o acesso a técnicas artísticas para sensibilização e estímulo da criatividade, além de descobrir e estimular talentos. A professora Rosana Loren tem bacharel em Artes Cênicas, pela UnB, e formou-se em Pedagogia IBRA. Agenda: dias 23 e 24 de setembro, das 8h às 18h, e dia 28 de setembro, das 8h às 12h.
Produção e arte
Numa abordagem divertida e didática, a produção será exposta como uma possibilidade de realização profissional. Aspectos práticos serão enumerados e organizados de forma a trazer à luz uma organização criativa com vistas a tornar a atividade mais produtiva, satisfatória e financeiramente viável. Nesta oficina, Alessandra Vieira, fundadora da Cia. de Circo Teatro Sagrado Riso, compartilhará mecanismos de sustentabilidade adquiridos ao longo dos seus 22 anos de carreira como artista e gestora cultural. Agenda: Encontros online, pelo Google Meet, dias 17, 18 e 19 de outubro, das 18h às 21h, e presenciais, dias 20 e 21 de outubro, das 8h às 18h.