Nesta quarta-feira, 30 de agosto, a ESMPU será palco de um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo. Doze conferencistas vão discutir possibilidades de se construir (e reconstruir) um mundo mais limpo, seguro, sustentável e igualitário
Lançar luzes sobre o nosso amanhã. Com esse tema âncora, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove, nesta quarta-feira (30/8), em Brasília, um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo: o TEDx. Na ocasião, conferencistas, com jornadas e experiências diversas, vão compartilhar ideias inspiradoras com potencial de transformar realidades. Esta é a segunda edição promovida pela instituição. Confira aqui a programação.
A conferência contará com 12 palestrantes, selecionados por edital e convidados: a empreendedora Ana Carolina Rosignoli de Souza Pereira, a engenheira florestal Ana Euler, a jornalista Andréia Coutinho Louback, o promotor de Justiça Erick Ricardo de Souza Fernandes, a doutora em Urbanismo Flávia Maia, o empresário Francisco Nilson Moreira Costa e Silva, a professora Gabriela Di Giulio, o futurista Gilberto Lima Junior, os pesquisadores Leo Lanna e Lvcas Fiat, a promotora de Justiça Lorena Castro da Costa Ferreira Carvalho e a professora Sandra Benites Guarani Nhandewa. Confira minibiografia dos speakers.
Programação musical – O TEDx é um evento de alcance global que se destaca pela rica diversidade de perspectivas e abordagens no âmbito da arte, cultura e entretenimento. Além dos 12 speakers, a conferência vai contar com a apresentação musical de quatro artistas. Juntamente com a flautista e pesquisadora Valéria Bittar, os cantores Conrado Pera e Emília Monteiro e o DJ VS vão comandar o som do TEDxESMPU. Com o tema “Sopros anticoloniais: cartografia de flautas no território brasileiro”, a performance de Bittar será cheia de música e ilustrada por áudio, instrumentos e música para apresentar a diversidade de instrumentos de sopro encontrados atualmente no mundo.
Os participantes também vão poder apreciar obras das exposições “Identidades indígenas no Brasil contemporâneo”, do repórter fotográfico Leonardo Prado; “Toda vez que se fura uma obra, muitas outras surgem”, sob curadoria da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz e da procuradora da República Fabiana Schneider; e “Amazônia”, de Sebastião Salgado, com curadoria de Lélia Wanick Salgado.
TED e TEDx – Do acrônimo technology, entertainment and design, o TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar ideias por meio de conversas (talks). O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, nos Estados Unidos. Com o espírito de espalhar “ideias que merecem ser compartilhadas”, surgiu, em 2009, o programa de eventos locais, TEDx, organizado autonomamente.
Mais informações: https://escola.mpu.mp.br/tedxesmpu e Instagram
Serviço:
TEDxESMPU “Light up our tomorrow”
Data de realização: 30 de agosto, a partir das 8h30
Local: Sede da ESMPU em Brasília (SGAS 603, lote 22)