Principal procura do público foi pela imunização contra a gripe e a Covid-19
As equipes aplicaram 373 doses de vacinas para todas as idades – 150 contra a influenza (gripe), 124 contra a Covid-19 e 99 de outras vacinas do calendário. Foto: Alexandre Alvares/Agência Saúde-DF |
Para ampliar a cobertura vacinal da população, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realiza diversas ações extramuros com a oferta de imunizantes. De olho no público infantil e adulto, no Dia das Crianças (12 de outubro), o serviço foi levado, mais uma vez, ao Zoológico de Brasília, onde as equipes aplicaram 373 doses de vacinas para todas as idades – 150 contra a influenza (gripe), 124 contra a Covid-19 e 99 de outras vacinas do calendário.
A dona de casa Marleide da Conceição Silva, de 39 anos, estava passeando com a família no Zoo, descobriu que havia vacinação no local e correu para atualizar o cartão dela e da filha Mirelly Silva, de 5 anos. “Pra mim é mais fácil, mais prático”, relatou. Ambas receberam as doses que faltavam contra a Covid-19 e também saíram protegidas da gripe.
Essa praticidade foi reforçada por outras mães e pais que aproveitaram o momento de lazer para imunizar as crianças. “Esse tipo de evento é muito bom, porque é um grande incentivo para atualizar o cartão de vacina. Às vezes, as pessoas não saem de casa para ir nos postos e aqui é um lugar público que muita gente já viria com a família. Acaba sendo bem mais fácil”, elogiou o técnico de enfermagem Moacir José Penha, de 30 anos. Ele, a esposa Aline Pontes e o filho Isaac voltaram para casa com o cartão de vacinação em dia.
Marleide aproveitou o evento do Dia das Crianças no Zoológico para atualizar o cartão de vacinação de toda a família! Foto: Alexandre Alvares/Agência Saúde-DF |
“Existem doenças imunopreveníveis nas fronteiras do país batendo à porta e qualquer esforço que a gente faz no sentido de ampliar a cobertura vacinal é muito válido”, destacou a enfermeira Fernanda Coelho, uma das responsáveis pela ação, que foi organizada pela Gerência de Enfermagem e pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização (Nvepi) da Região de Saúde Centro-Sul, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Foram disponibilizados imunizantes contra a influenza (gripe) e a Covid-19 para bebês a partir dos 6 meses, crianças e idosos. A SES-DF também ofertou doses contra febre amarela, HPV, tétano, difteria, pneumonia, hepatite e outras doenças, conforme o calendário de vacinação.
Cuidados com a cobertura
Desde 2016, o Brasil registra uma queda na cobertura vacinal em todo o país. Para combater esse problema e evitar a disseminação das doenças imunopreveníveis, o poder público tem buscado medidas para alcançar cada vez mais a população, como é a estratégia extramuros da Secretaria de Saúde do DF.
“A gente ainda não chegou na cobertura ideal que seria acima de 95% para todos os imunobiológicos, mas aos poucos temos aumentado. Essas ações são fundamentais para que possamos ter uma cobertura melhor da população”, pontuou Fernanda Coelho.
Davi Dias da Silva, de 8 anos, foi uma das crianças que receberam os imunizantes da gripe e da Covid-19 durante o evento realizado no Zoológico nesta quinta-feira (12/10). Foto: Alexandre Alvares/Agência Saúde-DF |
Além de facilitar a imunização para os pais que, às vezes, não conseguem ir à unidade de saúde devido à correria do dia a dia, o evento do Dia das Crianças ajudou a promover uma associação positiva entre a vacinação e um momento de lazer para os pequenos. “A minha filha tem muito medo da vacina, então juntei o útil ao agradável. Eu falei que a gente passearia no Zoológico e tomaria a vacina, com a recompensa de ver os animais, dar uma voltinha, ganhar um picolé”, contou a vendedora Suellen Almeida dos Santos, de 27 anos, sobre a estratégia usada com a filha Ágatha, de 7.
Embora possa gerar medo e desconforto para as crianças, a vacinação segue sendo extremamente importante para prevenir doenças sérias, como a poliomielite, o sarampo, a caxumba, entre outras. A pequena Ágatha, recém-vacinada contra a covid-19 e a influenza, já aprendeu a lição: “É muito importante vacinar, porque aí a gente não fica doente. Quando o vírus entra no corpo, ele morre e não consegue atacar”.
O técnico de enfermagem Moacir José Penha levou seu filho Isaac, de 4 anos, para tomar as vacinas que ele precisava e celebrar o Dia das Crianças. Foto: Alexandre Alvares/Agência Saúde-DF |
Serviço
Até o fim da primeira quinzena de setembro, o DF aplicou cerca de 2,6 milhões de vacinas, sendo 38.600 em ações realizadas em 232 escolas e 64.350 em outras atividades extramuros, como feiras, parques, shoppings e por meio do Carro da Vacina. Foram 750 mil doses contra a covid-19, 895 mil contra a Influenza e 940 mil da denominada vacinação de rotina, como é chamada a imunização por faixa etária prevista pelo calendário anual, hoje com 20 tipos diferentes de imunizantes previstos.
Para manter o cartão de vacina em dia, basta também procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Acesse o endereço mais perto de você no InfoSaúde e confira no site da SES-DF todas as informações sobre o calendário vacinal e a oferta dos imunizantes.
Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação