Projeto cênico musical se destaca por levar, à periferia, vivência artístico-cultural para a primeira infância

Quinta Clownfonia!
Elementos do circo exploram o imaginário dos bebês e crianças com repertório composto por música popular e erudita em um mesmo espetáculo

Clownfonia. Foto: Caroline Dantas

Dois palhaços e duas palhaças, além de um músico e uma musicista eruditos, convidam bebês e crianças de creches públicas de Sobradinho I e II, e Planaltina/DF a uma viagem cheia de ludicidade e com muita interação. O espetáculo, que tem como alicerce ampliar o repertório cultural desse público, será apresentado gratuitamente entre os dias 9 e 11 de outubro. A montagem da peça e sua temporada de cinco sessões contam com fomento do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF.

Para Camila Modicoviski, coordenadora geral, diretora de palco e uma das idealizadoras do projeto, “é muito importante poder levar uma vivência artístico-cultural como essa para a primeira infância”, avalia e conclui “ela é um complemento às ações pedagógicas promovidas pelos professores em sala de aula e proporciona desenvolvimento criativo a respeito do mundo, além de contribuir para lidar com as adversidades da vida. O papel da arte-educação promove a empatia, a colaboração e a preservação da vida enquanto ideais a serem agregados, desde pequenininhos.”

“Clownfonia usa a música e elementos do circo para provocar reflexões, compartilhar pontos de vista e estimular habilidades motoras de maneira aliada ao prazer e ao entretenimento, com o objetivo de gerar nas crianças registros qualitativos e altamente significativos em prol de um desenvolvimento consciente e cidadão”, avalia o elenco do espetáculo.

A importância em se conceber iniciativas com esse foco e para esse público, mostra-se necessária nos dias hoje, de acordo com Camila Modicoviski. Ela e o palhaço/músico Lucas Ferrari já fizeram parte de outras pesquisas para essa mesma faixa etária, uma delas intitulada “Canções Inquietas para Meninos e Meninas”, com direção de Ana Flávia Garcia.

O projeto tem a assinatura da Cia. Sagrado Riso, um coletivo circense que agrega em sua trupe a diversidade e a inclusão social como elementos fundamentais para o diálogo entre artes e infância. A dramaturgia do espetáculo Quinta Clownfonia foi construída com consultoria em acessibilidade para surdos, além de contar com dois intérpretes em Libras em todas as apresentações.

Locais e datas das apresentações:
Quinta Clownfonia, da Cia de Circo e Teatro Sagrado Riso

09/10: Creche Canário da Terra - Planaltina, às 15h;
10/10: Creche Educandário - Sobradinho I, às 9h e às 14h30
11/10: Creche João-de-Barro - Sobradinho I, às 9h30
11/10: Creche Araçá-Mirim - Sobradinho II, às 15h
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال