Haverá também ações educativas, distribuição de preservativos e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Evento ocorre no domingo (15)
Equipe de imunização da SES-DF ofereceu vacinas contra covid-19, influenza, tétano, entre outras, aos participantes da 1ª Feira LGBTQIAP+ de Taguatinga. Foto: Michelle Horovitz/Agência Saúde-DF |
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) levará ações educativas, distribuição de preservativos, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e vacinação à programação da 16ª Parada LGBTQIAP+ de Taguatinga. O evento ocorrerá no próximo domingo (15), às 14h, na Praça do Relógio.
As ações da pasta já integram as atividades da semana de celebração. Profissionais da saúde estiveram na 1ª Feira LGBTQIAP+ de Taguatinga, no Sesc de Taguatinga Sul, no domingo (8). Com o objetivo de atender cerca de 400 pessoas, os esforços foram concentrados no combate ao HIV, sífilis e outras ISTs, além da oferta de vacina contra covid-19, hepatite B, influenza, tétano e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Durante o evento, a SES-DF distribuiu material informativo, preservativos e gel lubrificante, realizou testes rápidos de HIV e sífilis, ofereceu aconselhamento e disponibilizou a profilaxia pré-exposição (PrEP) contra o HIV. A PrEP é uma estratégia que envolve o uso diário de medicamentos antirretrovirais em forma de um comprimido, proporcionando proteção em caso de exposição ao vírus.
Um dos participantes do evento, Paulo Alves de Sá, de 27 anos, compartilhou sua experiência ao fazer o teste rápido de sífilis e HIV. “Eu faço o teste pelo menos duas vezes por ano, estando sexualmente ativo ou não, para cuidar da minha saúde e me manter bem informado.”
A técnica da Gerência de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis (Gevist), Daniela Magalhães, ressaltou a importância da parceria, incentivando a população sexualmente ativa a fazer os testes rápidos. “A PrEP, em conjunto com outras medidas, é uma estratégia de prevenção ao HIV muito importante. Os pacientes com indicação para o uso têm acesso garantido à medicação nas unidades de saúde”, afirmou. A PrEP é indicada para pessoas não infectadas pelo HIV, mas que estão mais expostas ao vírus.
O farmacêutico, Vinicius Lima, acrescentou que a avaliação para a PrEP é realizada por um profissional de saúde, levando em consideração o risco de infecção. “É importante ressaltar que a PrEP não previne outras infecções sexualmente transmissíveis, portanto, é muito importante que as pessoas em uso da profilaxia realizem testes rápidos para as outras IST e usem preservativos”, alerta.
Paulo Alves de Sá aproveitou a oportunidade na Feira e fez testes rápidos. Foto: Michelle Horovitz/Agência Saúde-DF |
Vacina no braço
A vacinação também foi bem aproveitada por quem passou pelo evento. Ao saber do evento por um vizinho, Marcus Arcely Rodrigues, de 53 anos, foi até lá e recebeu uma dose de antitetânica como medida de prevenção devido à sua atividade profissional. “Como faço carregamento de carga perigosa, é bom estar sempre prevenido.”
Participando da ação, a drag queen Allice Bombom tomou a vacina bivalente contra a covid-19. “Foi só uma picadinha de nada, e eu saio daqui belíssima e protegida”, comemorou.
Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação