Terror Literário no Halloween na Biblioteca Nacional de Brasília

Autores de Brasília lerão contos de terror, com direito a bate-papo, sessão coletiva de autógrafos e sorteio de livros.


No dia do Halloween, terça-feira, 31 de outubro, às 19h30, na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), com entrada gratuita, os apaixonados por histórias assustadoras poderão ouvir autoras e autores de Brasília lendo contos de terror ou trechos de obras ficcionais mais extensas, com direito a bate-papo, sessão coletiva de autógrafos e sorteio de livros. Será a 1ª edição do Terror Literário, evento do Instituto Fazer o Bem em parceria com a Biblioteca Nacional de Brasília e com o Sindicato dos Escritores do DF. Informações no Instagram @insfabem

Bruna Presmic, Bruno Bucis, Carol Castro, Gilbson Alencar, ,J.P. Silva, Marcelo Araújo, Rodrigo Duhau e Sarah Schmorantz são os autores confirmados que darão o tom desse evento marcante.

O presidente do Instituto Fazer o Bem (Insfabem), Marcos Linhares, afirma que será uma iniciativa literária rica e bem original.

"Levaremos boa literatura no dia do Halloween com um recorte singular da produção brasiliense. Apresentaremos autoras e autores que têm produzido nesse gênero literário que está efervescente no Brasil nos últimos anos, tanto que já alcançou as plataformas nacionais e internacionais de Streaming, e que já conta com uma editora especializada, a Darkside", observou Marcos que também é escritor.

"Esse evento é fruto da parceria da BNB com o Instituto Fazer o Bem que tem contribuído na valorização da literatura brasiliense e seus escritores, e também trazido excelentes eventos para a programação cultural da BNB", diz a diretora da BNB, Marmenha Rosário.

Um dos autores, Marcelo Araújo, não esconde a satisfação com o evento. "Vai ser muito legal participar deste evento relacionado à literatura de horror e ao Halloween. Desde criança, sou fascinado por esse universo fantástico e sobrenatural. É legal que este evento tenha como palco espaço tão importante para a cultura como a Biblioteca Nacional e seja organizado por instituições que vêm trabalhando pelos autores no DF, caso do Instituto Fazer o Bem e o Sindicato dos Escritores do DF", enfatizou Marcelo.

Outra participante, Sarah Schmorantz, revelou que sua última publicação “O Sopro da Brenha” foi uma aventura no gênero thriller, no qual a autora afirma, convicta, ter se encontrado.

“Esse evento é importante para mim, pois sinto que descobri minha essência de escrita no gênero thriller. Será incrível que, em celebração ao Halloween, meu livro faça história entre os leitores amantes de suspense", pontuou Sarah.


J.P.Silva também também se alegrou com o convite. "Será um grande prazer participar deste evento onde poderemos ouvir e contar boas histórias. Prepare-se para uma noite de terror e suspense com os autores de Brasília!”, alegou o autor de "“A mulher de olhos arregalados”.

AutoresBruna Presmic nasceu em Brasília, em 1982. É formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Também cursou graduação em Direito, na mesma instituição. É especialista em redes sociais e acredita que sempre haverá espaço para inteligência humanizada na internet. É autora de“Contos Sombrios Sem Final Feliz”.

Bruno Bucis é um escritor e jornalista da periferia de Brasília-DF. Seu livro mais recente, a coletânea de poemas "iço a cabeça ou desço o braço", foi lançado pela Toma Aí Um Poema em agosto de 2023. É mestrando em literatura latino-americana na UBA (Universidade de Buenos Aires). Apresenta um podcast de crítica literária, o livrAL, dedicado aos livros latino-americanos contemporâneos. Na literatura, Seu primeiro livro, o juvenil "Noites de Sol" foi lançado em 2017 pela Tagore Editora. No ano seguinte, sua novela inédita "Brigue como um morto" foi premiada com o 2º lugar em um edital do MinC. Textos curtos de sua autoria foram premiados também pelo Itaú Cultural, pela Universidade de Salamanca, pela Feira do Livro de Anápolis e pelo Cidade Infundada. Em 2021, lançou a podsérie de comédia "Saída de Emergência", criada a quatro mãos com Ítalo Damasceno, financiada coletivamente pela plataforma Benfeitoria, e em 2022 foi selecionado pela Incubadora DAO-Portugal para uma residência de escrita. Atualmente trabalha em novos livros e roteiros para áudio.

Carol Castro é uma internacionalista brasiliense e autora dos livros: “LINA”, um romance do gênero terror contada na serra catarinense que será publicado em 2024; e “O Cemitério Envidraçado”, uma novela de terror contada em Brasília, ainda não publicada. Carol tem minicontos de terror e mistério publicados em antologias, escritos sombrios publicados no WattPad e um perfil literário no Instagram.

Gilbson Alencar, além de escritor, é jornalista, coordenador da comunicação social da Justiça Federal em Brasília, conselheiro no Conselho Regional de Cultura do Plano Piloto e sócio da gravadora @ogro.producoes. Atualmente, está licenciado da função de presidente do Sindescritores. De 2013 a 2017, atuou como professor universitário. Também é escritor da Academia de Letras do Brasil (ALB/DF) e da Febacla. É autor dos livros “Voos 1907 e 3054: a construção dos discursos pós-desastres aéreos da Gol e da TAM” e “Brutos e Flores”. Seus poemas e contos já foram publicados em diversas antologias nacionais e internacionais.

J.P. Silva é escritor, professor de inglês e músico. Nascido em 1998, no Distrito Federal, escreve desde criança. Em suas obras, é comum a mistura entre o real e o fantástico. É autor do romance “O Paraíso dos Pássaros”, e dos livros de contos “Garrafa!” e “A mulher de olhos arregalados”.

Marcelo Araújo nasceu no Rio em 1970 e é formado em Jornalismo pela UnB. Trabalhou em veículos como Jornal de Brasília, Rádio Cultura FM e Correio Braziliense. Publicou cinco livros de ficção: Não Abra - Contos de Terror, Pedaço Malpassado, A Maldição de Fio Vilela, A Testinha de Gabá e Casa dos Sons. Também participou de várias antologias de contos. Desde 2020, produz e apresenta o projeto A Live, no Instagram. Nesta série, realizou mais de 250 entrevistas com personalidades, principalmente da Cultura, do Brasil e do exterior.

Rodrigo Duhau é brasiliense, jornalista, historiador, escritor, mestre em Ciência Política. Assessor de Comunicação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Autor de três livros: Luz, Câmera, Repressão; Pintura Morta (contos), Estrada do Além (poesias) e As Gavetas do Necrotério (contos). Escreve contos e microcontos de horror/terror/suspense. Às vezes, aventura-se no erótico.

Sarah Schmorantz é uma escritora gaúcha, apaixonada por literatura desde criança. Desde os 10 anos de idade, escreve romances, embora a maioria inacabados. Sua primeira publicação foi “O Mundo por Francine B”, em 2017, quando tinha 21 anos, no ano seguinte lançou a obra “Espelho”, e tempos mais tarde, resgatou um romance da gaveta que foi escrito aos seus 16 anos “Céu de Gris”. A sua última publicação, “O Sopro da Brenha” foi uma aventura no gênero thriller, no qual a autora afirma, convicta, ter se encontrado.

Serviço:
O quê: 1ª edição do Terror Literário - autores e autoras lendo contos de terror, com direito a bate-papo, sessão coletiva de autógrafos e sorteio de livros
Quem: Bruna Presmic, Bruno Bucis, Carol Castro, Gilbson Alencar, ,J.P. Silva, Marcelo Araújo, Rodrigo Duhau e Sarah SchmorantzQuando: No dia do Halloween, terça-feira, 31 de outubro, às 19h30,
Onde: Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB)
Entrada Gratuita
Informações no Instagram @insfabem
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال