Pela democratização do acesso à produção musical das novas gerações de compositores e compositoras brasileiras, com o cumprimento do Artigo 221 da Constituição Federal de 1988! Essa é a mola propulsora do Festival de música que vai acontecer em Brasília no início de dezembro deste ano
Idealizado pelo compositor, gaitista, cantor e ativista musical Engels Espíritos, o “Festival MVMA Valoriza” leva ao palco, em dois dias de shows, 16 atrações locais cujos trabalhos têm como base a criação autoral. O Festival é uma produção do Movimento pela Valorização dos Músicos e Artistas (MVMA).
Engajado nas causas políticas de respeito e valorização de músicos e musicistas há mais de 10 anos, Engels, com o apoio de parlamentares e representantes do MVMA, impetrou exitosa causa no STF que, em 2019, extinguiu a Ordem dos Músicos do Brasil como órgão fiscalizador. 10 Ministros da Corte votaram favoravelmente. Segundo ele, a OMB arrecadava milhões dos músicos em taxas e anuidades sem entregar qualquer benefício ou prestar mínima assistência.
Na presente pauta do MVMA, que será levada ao palco do Festival, está o cumprimento do Artigo 221 da Constituição Federal de 1988 que institui e garante valores de uma sociedade pluralista, sob o princípio, dentre outros, da promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação.
Com isso, o que os produtores do Festival cobram do poder público é a proporcional veiculação, nos vários canais de comunicação, de todas as vertentes da música. Seja ela fruto da criação de grandes nomes bem como de jovens e promissores talentos espalhados por todo Brasil.
“Observamos, há décadas, uma homogeneização na programação musical trazida pelos mais relevantes meios de comunicação. Isso silencia toda uma geração de compositoras, compositores e intérpretes que poderiam estar despontando como novos e novas ícones da música brasileira, com seus sotaques e regionalismos”, discute Engels.
Ato Público
No Dia do Músico, 22 de novembro (quarta-feira), a partir das 13h, o Movimento pela Valorização dos Músicos e Artistas convoca musicistas e músicos para ato público em frente ao Congresso Nacional, na altura da Alameda das Bandeiras. Munidos de faixas, cartazes e de seus instrumentos musicais, o ato será o ponto de partida de mobilização da classe e das articulações junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Sobre o MVMA
O Movimento pela Valorização dos Músicos e Artistas surgiu em 2009 como movimento político e apartidário. Fruto de um coletivo de músicos e artistas organizados em defesa da classe musical e artística, luta por direitos, valorização, respeito, dignidade e benefícios para músicos e artistas de todo o Brasil. Em 2015, foi registrado como associação e hoje mobiliza centenas de músicos e artistas em suas ações políticas e jurídicas. Contato: mvmadf@gmail.com.