O Celebra NaMoral reuniu mais de 600 estudantes, docentes, autoridades e convidados para a premiação das 24 escolas participantes do projeto em 2023. Confira como foi o evento no Youtube do MPDFT.
“Um dia sonhamos com um país mais próspero, justo e livre da corrupção. Agora estamos construindo isso de forma sustentável, investindo nas pessoas que irão atuar nas instituições e tomar decisões pelo nosso país. Todos os envolvidos nas experiências valorosas realizadas ao longo do ano letivo merecem reconhecimento e aplauso”, destacou a promotora de Justiça e idealizadora do NaMoral, Luciana Asper, no evento realizado nesta segunda-feira, 27 de novembro, para celebrar e premiar as 24 escolas públicas engajadas no projeto em 2023.
Ao longo do ano, foram propostas seis missões que impactaram os mais de 4 mil alunos das unidades participantes com valores como integridade, honestidade, autoresponsabilidade, ética e compreensão do poder das pequenas escolhas para interromper os ciclos da corrupção. Entre as ações desenvolvidas estiveram a criação de um super-herói, a ambientação da escola como uma embaixada da integridade, um pegue e pague, uma ação social e a restauração de um espaço coletivo.
Na cerimônia, as escolas receberam troféus nas categorias Diamante (90 a 100% dos pontos), Esmeralda (85 e 90%), Safira (80 a 85%) e Ametista (75 a 80%), em reconhecimento à pontuação obtida nas missões realizadas ao longo do ano letivo. A premiação reflete o comprometimento de cada instituição na promoção dos princípios do NaMoral. Além disso, as escolas participantes receberão cerca de R$ 30 mil em recursos extras do PDAF para realizar projetos desejados pelos alunos, como reformas de quadra esportiva, biblioteca e outros espaços; aquisição de computadores, materiais pedagógicos e equipamentos de rádio e TV; revitalização dos banheiros; dentre outros.
O professor Marcos Paulo Teixeira, do Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina, enalteceu a gratidão e o trabalho em equipe como marcos da trajetória no projeto. “Tenho certeza de que os alunos, ao se lembrarem dos momentos mais marcantes do NaMoral, irão pensar nos momentos em que trabalharam juntos em algo que vai permanecer. Foi um trabalho com desafios, mas que transformou toda a escola, por isso, é tão gratificante fazer parte”, falou.
O estudante José Andreoli, do Centro Educacional Vargem Bonita, contou que ele e os colegas entenderam que a corrupção começa desde a infância, com atos como furar a fila. A partir disso, eles elegeram os três valores principais para combater a corrupção: além da humildade, a responsabilidade e a honestidade.
Durante a solenidade, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, anunciou que pretende elaborar um projeto de lei para ser encaminhado à Câmara Legislativa (CLDF) para transformar o NaMoral em uma política de estado. “Eu me emociono quando vejo um projeto como esse. Não queremos que ele seja apenas um projeto de um governo, mas um programa de estado”, ressaltou.
O vice-Procurador-Geral de Justiça Institucional do MPDFT, Antonio Marcos Dezan, destacou que o NaMoral é uma ação preventiva que provoca mudança de paradigmas e é sinal de esperança para uma sociedade mais íntegra. “O projeto ensina que ser esperto é ser honesto e parte do princípio de que é preciso educar crianças e jovens. E, assim, contribuir para a formação de uma nova consciência em que os desvios de conduta não sejam mais aceitáveis em nosso convívio."
Além de estudantes e docentes das 24 escolas participantes, estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Torres Avelar; o Secretário da Família e Juventude do DF, Rodrigo Delmasso; o presidente da Associação de Membros do MPDFT, Elísio Teixeira; o diretor-geral adjunto da Escola Superior do MPU, Manoel Jorge e Silva Neto; a filósofa da Nova Acrópole, professora Lúcia Helena Galvão; e outros membros e servidores do MPDFT e da Secretaria de Educação.
O projeto
O NaMoral foi criado em 2019 para levar às escolas públicas do Distrito Federal vivências de integridade com o objetivo de desenvolver uma nova cultura. Nos anos de 2020 e 2021, o projeto foi implementado em sua primeira versão virtual, voltada para estudantes universitários. Em 2022, voltou a ser realizado de forma presencial e teve a participação de 12 escolas. Ao longo desses anos, mais de 12 mil alunos aprenderam lições de integridade. Assista no vídeo a prestação de contas dos valores recebidos na premiação do último ano e utilizados pelas escolas.
O projeto utiliza ferramentas inovadoras, principalmente de gamificação, que transformam o processo de aprendizagem em um jogo. Ao refletir sobre o impacto das ações diárias, visa desenvolver uma consciência crítica nos jovens, capacitando-os para fazer escolhas alinhadas aos valores que defendem e ao mundo que desejam para si mesmos.
Confira abaixo as escolas participantes e a respectiva premiação:Centro de Ensino Fundamental 33 de Ceilândia - Diamante
Centro de Ensino Fundamental 25 de Ceilândia - Diamante
Centro Educacional Gesner Teixeira - Diamante
Centro de Ensino Fundamental 03 de Brazlândia - Diamante
Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará II - Diamante
Centro de Ensino Fundamental 04 - Guará I - Diamante
Centro Educacional 02 do Riacho Fundo I - Diamante
Centro de Ensino Fundamental 01 da Candangolândia - Diamante
Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina - Diamante
Centro de Ensino Fundamental 04 de Brasília - Diamante
Centro de Ensino Fundamental 01 de Brasília - Diamante
Centro de Ensino Fundamental 03 de Brasília - Diamante
CED 11 Ceilândia - Diamante
CED Vargem Bonita 07 - Diamante
CED 308 Recanto das Emas - Diamante
CEMI GAMA - Diamante
Centro de Ensino Fundamental 07 de Sobradinho - Diamante
Escola do Parque da Cidade PROEM - Diamante
Centro de Ensino Fundamental 08 do Guará - Safira
Centro de Ensino Fundamental Ponte Alta Norte- PAN - Ametista
Centro de Ensino Fundamental 02 do Guará - Ametista
Centro de Ensino Fundamental 02 do Riacho Fundo 02 (Lobo Guará) - Ametista
Centro de Ensino Fundamental 404 Samambaia - Ametista
Centro de Ensino Fundamental 102 Norte - Ametista