NaMoral: estudantes de Design produzem jogos de tabuleiros para alunos da rede pública

Os princípios de integridade, ética e cidadania serviram de inspiração para o desenvolvimento de 30 jogos que serão utilizados por alunos do nível fundamental dois de escolas públicas


Cerca de 150 alunos de três turmas do curso de Design Gráfico do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) foram desafiados a desenvolver jogos de tabuleiros para alunos do nível fundamental dois de escolas públicas do Distrito Federal. O desafio faz parte do projeto NaMoral, do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e foi realizado durante o segundo semestre deste ano.

Os estudantes dos 1º e 2º semestres de Design Gráfico produziram trinta jogos que serão utilizados por alunos da rede pública e tratam de princípios como integridade, ética e cidadania. Os jogos foram desenvolvidos dentro da disciplina Metodologia de Projeto em Design Gráfico, mas a abordagem interdisciplinar permitiu que os estudantes colaborassem com professores de diferentes áreas do curso. A disciplina de metodologia também pode ser escolhida como optativa por outros cursos, formando equipes interdisciplinares, compostas por estudantes de administração, arquitetura, tecnologia da informação, entre outros.

A professora Andrea Castello Branco Judice ressalta que os estudantes tiveram a chance de se tornar protagonistas do próprio aprendizado: “Eles foram desafiados a enfrentar uma demanda real. Não foram apenas espectadores, mas sim designers em ação. Formaram equipes, gerenciaram prazos e orçamentos, negociaram com gráficas, criaram protótipos e conduziram testes com usuários reais. A maioria dos estudantes descobriu seu potencial, compreendeu seus limites e começou a vislumbrar o que é trabalhar com clientes reais e atender às necessidades do público-alvo”.

O resultado final inclui um jogo físico relacionado ao tema "Na Moral" (formação de jovens para a integridade), um teaser e um vídeo, que apresenta o processo metodológico de desenvolvimento do produto. Para a professora Andrea, “a abordagem é crucial porque como designers, os estudantes precisam estar preparados para enfrentar os desafios do mundo real. Ao final do semestre, não apenas acumularam conhecimento teórico, mas também adquiriram confiança e habilidades essenciais para resolver problemas complexos e criar soluções eficazes e adaptáveis”.

O estudante do 1º semestre, Vitor Souza destaca a importância da experiência para a sua formação profissional. “Desenvolver o jogo "Nustand e o Rei Corrupto" foi, sem dúvida, uma experiência incrível. Todo o processo de desenvolvimento ocorreu de maneira extremamente profissional, harmoniosa e, ao mesmo tempo, divertida. Foi um momento de grande importância para cada membro do grupo, deixando uma marca indelével em nossa trajetória acadêmica e, sem dúvida, contribuindo significativamente para o nosso futuro profissional.”
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