O projeto que fomenta debates sobre a violência contra mulher encerra suas atividades com uma cantata de natal e exposição de crochê nos dias 10 e 11 de novembro
O projeto sociocultural Primaverando Margaridas, realizado no Espaço Galpão do Riso, alcançou cerca de 1.860 pessoas durante todo o ano de 2023, em Samambaia. Com a proposta de discutir a violência de gênero, o Primaverando abordou a temática através de rodas de conversa em escolas públicas do DF, apresentações teatrais e oficinas de canto e crochê. Para encerrar as atividades, está sendo organizada uma exposição com peças de crochê e uma cantata de natal nos dias 10 e 11 de novembro.
A cantata de Natal e a exposição de crochê, com peças confeccionadas pelas alunas do projeto, está sendo organizada como uma grande celebração do sucesso do Primaverando. Ao todo ele contribuiu com a formação de 180 mulheres cis e trans. As rodas de conversas nas escolas alcançaram cerca de 600 pessoas e a peça teatral Meladrama de Xicaxaxim foi assistida por 1.080 estudantes.
Para a advogada Adriana dos Santos, que mediou as rodas de conversas, o projeto foi bem sucedido a respeito de informar sobre as diversas formas de violência contra a mulher e também em oferecer segurança para as mulheres denunciarem as situações de agressões.
“Nas escolas públicas, após as rodas de conversas, fomos paradas por diversas vezes, por estudantes que vinham até nós para relatar casos de violência que já haviam sofrido ou que a mãe ou a irmã vinham sofrendo. Não sabiam como agir, ou como pedir apoio. A coordenação da escola também nos pediu orientações sobre como agir, pois, recebeu relatos de alunas denunciando a violência”, explica.
Outro ponto chave para o êxito do Primaverando foram as oficinas, que tinham como proposta auxiliar essas mulheres a buscarem independência. A professora da oficina de crochê, Maria Aparecida Porto, relata que o projeto ajudou a elevar a autoestima das alunas.
“O ânimo delas aumentou, o batom e os brincos começaram a aparecer, sorrisos vieram mais fáceis, as gargalhadas mais constantes... O mais importante foi passado para elas, a informação e o acolhimento aconteceram da melhor forma. A oficina de crochê e amigurumi trouxe para elas o desejo de aprender, foi o suficiente para mostrar que elas são capazes de irem além, que existem outros caminhos e possibilidades para viverem melhor", celebra.
A cantata de Natal das alunas da oficina de Canto Coral irá apresentar músicas sacras e canções da MPB, serão regidas pela professora Tânia Rocha e vão ocorrer nos dois dias do evento. O Primaverando Margaridas é realizado com fomento da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (FAC), patrocinado pela Neoenergia e incentivado pelo Instituto Neoenergia.
Serviço
Cantata de Natal e Exposição de Crochê Primaverando Margaridas
Data: 10 de novembro
Local: Praça da QR 405 (em frente ao supermercado Universe - Samambaia)
Horário: 17h
Valor: gratuito
Data:11 de novembro
Local: Espaço Galpão do Riso (QR 405 Área Especial 02 Centro Comunitário - Samambaia)
Horário: 17h
Valor: gratuito
Ficha Técnica:
Coordenação Pedagógica: Paula Sallas
Ministrante de curso Canto Coral: Tânia Janete da Silva Rocha
Ministrante de curso de Formação de Técnicas em Crochê/Amigurumi: Maria Aparecida Porto Dias
Ministrante de Rodas de Conversa Direitos da Mulher: Drª Maria Adriana dos Santos
Foto Divulgação:
Adriana Bispo