Escolas públicas recebem apresentações teatrais e momentos de leitura poética com o escritor e ator Chico de Aquino, pelo Projeto “Tudo o que fizerdes ao menor”
Falar de esperança em tempos de guerra, usando a poesia como instrumento de troca de experiências. É assim que o ator e escritor Chico de Aquino segue com a nova edição do Projeto "Tudo o que fizerdes ao menor" Depois do CEM 304 (Samambaia), chegou a vez de, na quinta-feira (23/11),o Centro Educacional 619 ( Setor Norte Ae 1 - Samambaia Sul) receber as apresentações do projeto. Realizado pelo Grupo de Resgate Ambiental (GRA), o projeto leva apresentações de teatro, momentos de leitura poética e declamações com Chico de Aquino, ator e escritor do poema homônimo do projeto, a escolas públicas do DF. "Tudo o que fizerdes ao menor" é realizado por meio de um Termo de Fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do GDF e conta com o apoio da Secretaria de Educação. A iniciativa também conta com o apoio institucional da Federação Nacional das Guardas Mirins (FENGMB) e do Instituto Fazer o Bem.
Na sequência, será a vez do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 101, do Recanto das Emas (Qd 101 Lts 01 e 02) , receber as apresentações na quinta-feira (30/11). Fechando o giro de apresentações, o projeto se apresentará no Centro de Ensino Fundamental 25 de Ceilândia (St. P QNP 9 ), na sexta-feira (8/12).
Cláudio Oliveira, do GRA, explica que Chico de Aquino consegue estabelecer uma incrível conexão com crianças e adolescentes. " A beleza de sua atuação, de sua história de vida contagia a todos", revela.
Chico de Aquino diz que poder falar da vida, por meio da poesia, é um privilégio. "Nos dias atuais, fazer com que celulares e outras distrações, possam ser esquecidos é uma dádiva..Poder ser artista e trazer reflexão e beleza a essas crianças e adolescentes é algo que dá mais sentido à minha vida de artista", revelou o escritor e ator.
Chico de Aquino
O autor já ministrou 550 apresentações do mesmo evento por meio de patrocínios institucionais da Caixa Econômica Federal e do Fundo de Apoio à Cultura do DF entre os anos de 2003/2009, todas realizadas na rede de ensino do Distrito Federal e recebe o prêmio MÃO DA CIDADANIA, promovido pelo Jornal Correio Braziliense, em 2009, na categoria cultura. Também é premiado pelo FAC CULTURA BRASÍLIA 60 e pelo Prêmio Aldir Blanc Grande Circular promovido pela Secretaria de Cultura em 2020. Esses últimos na categoria literatura.
Autor dos livros "Tudo o que fizerdes ao menor" e "Índia Amazônia".
Grupo de Resgate Ambiental (GRA)
Associação civil dotada de personalidade jurídica de direito privado, tem duração por tempo indeterminado e de caráter beneficente, com autonomia administrativa, patrimonial e financeira, constituída em 26/11/2014.
Alguns dos projetos realizados pela entidade:
- Guarda Mirim Ambiental (GMA) - projeto social de disciplina militar, com base no reforço Escolar para crianças e adolescentes entre 07 e 17 anos;
- Brigada Ambiental - projeto social voluntário de contenção de incêndio para maiores de 21 anos com o curso de brigadista;
- Escolinha de futebol para crianças e adolescentes entre 07 e 18 anos.
- Brigada Ambiental - projeto social voluntário de contenção de incêndio para maiores de 21 anos com o curso de brigadista;
- Escolinha de futebol para crianças e adolescentes entre 07 e 18 anos.
Informações: (61) 99280-5102