Depois da queda nas vendas no Natal, comércio no DF aposta na troca de presentes para movimentar as vendas

A expectativa de lojistas como o Grupo Fujioka é que, ao trocar o presente, o consumidor compre mais produtos ou troque por itens com valor maior


O fim de ano já chegou e é nesse período que acontecem as principais e típicas celebrações. Nessa época é comum as pessoas participarem de confraternizações como "amigo oculto" e da tão tradicional troca de presentes. Entretanto, sempre surge o dilema: o tamanho não serviu, a cor não agradou, a pessoa já tinha o item, enfim, o presente vai precisar ser trocado. E é com esse movimento de pessoas indo às lojas trocar o item que ganhou, que os lojistas contam para aquecer as vendas nesta última semana de dezembro e início de janeiro.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o estabelecimento não é obrigado a fazer a substituição do produto caso ele esteja em perfeitas condições de uso, entretanto, a grande maioria realiza a substituição para cativar o cliente. O ideal é informar-se previamente sobre as regras específicas de cada estabelecimento.

No Distrito Federal, a expectativa de vendas de Natal superou os índices do ano passado. De acordo com dados do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista-DF), o faturamento dos lojistas durante o período cresceu 7,2%, em comparação com 2022. A pesquisa mostra que foram R$320 milhões de reais a mais na economia do DF, muito por conta do gasto médio dos clientes com os presentes, que passou de R$221 para R$252.

Com tantas compras, obviamente, para muitas pessoas, a troca dos itens acaba sendo um processo inevitável.
Lojas físicas

O Grupo Fujioka, um dos pioneiros e referência em vendas de tecnologia e informática no Centro-Oeste, aponta que, referente a troca, esse período de confraternizações traz um aumento de 30% a 40% a mais do que em outros momentos do ano.

Segundo o subgerente do Grupo Fujioka, da unidade do Conjunto Nacional, Maycon França, os produtos mais substituídos nesse período são as pranchas alisadoras, secadores de cabelo, barbeadores e depiladores. Para ele, as buscas pelas substituições dos produtos acontecem especialmente por pessoas mais jovens, entre 20 e 30 anos.

“A vantagem que o cliente que ganhou e que por alguma razão precisou trocar o presente tem é que, basta ele apresentar o produto na loja em que o produto foi adquirido, mediante o cupom fiscal. Dessa forma, ele pode optar por algo que realmente lhe agrada na mesma faixa de valor. E, se o produto de escolha for mais caro, o Fujioka oferece as mesmas facilidades de pagamento, seja crédito ou parcelamento”, conta.

Compras online

Vale lembrar que, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 49, garante o direito de arrependimento pela compra. Amparado na lei, o interessado pode pedir a troca ou a devolução da mercadoria em um prazo de sete dias, sem justificar os motivos nem sofrer penalidade. Mas é muito importante lembrar que, nesses casos, a troca é uma espécie de cortesia, e o site pode impor as próprias condições, como a cobrança do frete, por exemplo.

Sobre o Grupo Fujioka

Há quase 60 anos, o Fujioka mantém o seu compromisso em levar produtos de tecnologia e informática à vida das pessoas. Referência no segmento varejista no centro do país, além do varejo offline, o Fujioka possui também dois e-commerces, um voltado para o varejo e um voltado para empresários e lojistas que podem comprar mais barato usando o número de CNPJ.

Site oficial: www.fujioka.com.br
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