Melhores parlamentares do Distrito Federal que integram a Excelência Parlamentar
A bancada brasiliense é considerada a segunda melhor entre todos os entes federativos e quatro receberão o prêmio Excelência Parlamentar 2023, promovido pelo Ranking dos Políticos
O Ranking dos Políticos, plataforma que tem o propósito trazer transparência para o desempenho e performance dos representantes no Congresso Nacional, de forma independente e crítica, avalia a atuação de senadores e deputados federais, os pontuando e classificando de acordo com os critérios de combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público. Sendo assim, o Ranking levantou os principais senadores do Distrito Federal que serão premiados na cerimônia da Excelência Parlamentar 2023, que acontecerá em 13 de dezembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
“O Ranking inclui dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e, principalmente, as votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.” explica o cientista político Juan Carlos Gonçalves, que é Diretor-geral do Ranking dos Políticos.
Os senadores Izalci Lucas (PSDB) e Damares Alves (PL) e os deputados federais Fred Linhares (Republicanos) e Bia Kicis (PL) serão os quatro agraciados.
Segundo o levantamento, Izalci pontuou 7,56 e ficou na 41ª posição geral; Damares, com 7,50 em 48ª; Fernandes, 7,40 na 69ª e Bia Kicis com 7,48 na 74ª colocação. A escala que vai até 10, e leva em conta todos os 594 congressistas.
O reconhecimento público do Ranking dos Políticos ocorre desde 2016 e é uma forma de contribuir com o reconhecimento dos parlamentares que prestam bons serviços ao parlamento.“O Ranking é uma ferramenta de transformação do parlamento. É uma mola propulsora de eficiência do trato público. Os resultados são nítidos. Hoje, há líderes importantes no Congresso que nos procuram para saber como votar algumas das principais propostas e como ter um uso de verba de gabinete mais eficiente”, afirma o Diretor-Geral.
As orientações da organização seguem de acordo com os pareceres de um Conselho de Leis, composto por 30 membros de diversos setores - incluindo nomes de ex-Ministros que presidiram o STF, ex-presidentes do Banco Central, ex-parlamentares e ex-Ministros de Estado. Para acompanhar um projeto de lei, a equipe de relações governamentais envia a matéria com as principais mudanças, pontos positivos e pontos negativos. Assim, os conselheiros deliberam entre si e decidem se a organização irá ou não acompanhar e pontuar o projeto. Para um projeto ser caracterizado como positivo é preciso 75% de consenso.
Sobre o Ranking dos Políticos
Fundado em 2011, em Brasília, o Ranking dos Políticos tem como propósito trazer transparência para o desempenho e performance dos representantes no Congresso Nacional, de forma independente e crítica. A pontuação atribuída aos políticos no ranking é determinada estritamente com base em sua atuação, com critérios bem definidos que incluem antidesperdício, anticorrupção e antiprivilégios. A plataforma não atua ao lado de políticos, e sim como uma fonte de informações à sociedade civil. Para saber mais: https://www.politicos.org.br/