A Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (PMDF), por meio do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC), realizou uma operação bem-sucedida no último domingo (7), resultando na apreensão de nove aves silvestres na região administrativa de Ceilândia.
Entre as aves resgatadas, foram identificadas cinco da espécie baiano (Sporophila nigricollis), um azulão (Cyanoloxia brissonii), um coleirinho (Sporophila caerulescens), um periquito de encontro amarelo (Brotogeris chiriri) e uma patativa (Sporophila plumbea). Além dos animais, foram confiscadas oito gaiolas que serviam para o aprisionamento das aves.
A ação resultou na lavratura de quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) pela PMDF. Esta não é a primeira vez que o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) intensifica seus esforços no combate a crimes ambientais na região. A ação reitera o compromisso contínuo da corporação em proteger e preservar o meio ambiente, combatendo práticas ilegais que colocam em risco a biodiversidade local.
Com o intuito de garantir o bem-estar das aves apreendidas e sua reintegração ao habitat natural, os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Lá, receberão os cuidados necessários até estarem prontos para retornar à natureza.
A população é fundamental na colaboração com as autoridades, denunciando atividades suspeitas relacionadas ao tráfico de animais silvestres. Ações como essa reforçam a importância da conscientização e da proteção da fauna e flora brasileiras.