Coordenada pela 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia) em conjunto com a Administração Regional da cidade, a ação social chega à terceira edição. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) promoveu, nesta terça-feira (20/02), a terceira ação de revitalização em Brazlândia.
Entre as atividades propostas esteve a pintura de muros anteriormente pichados por integrantes de uma organização criminosa de âmbito nacional e emissão de RG para moradores e alunos da cidade. A primeira ação ocorreu em 25 de setembro de 2023.
Coordenada pela 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia) em conjunto com a Administração Regional da cidade, a iniciativa se concentrou na Feirinha da Vila. Na ocasião, foi feita a limpeza das quadras 56, 57 e 58 e, depois, grafiteiros locais deram uma nova “cara” aos muros com dizeres da facção paulista.
Já a segunda ação aconteceu na manhã do dia 7 de novembro de 2023. À época, a PCDF e a administração promoveram uma palestra na escola Centro Olímpico e Paralímpico de Brazlândia, ministrada por policiais civis. Cerca de 50 alunos conheceram o Museu Itinerante de Drogas da PCDF, que foi instalado na quadra 57 da Vila São José.
Os alunos também conseguiram a emissão da primeira carteira de identidade no ônibus do projeto Identidade Solidária, do Instituto de Identificação da PCDF, e puderam conferir a apresentação da equipe do canil da Divisão de Operações Especiais. Outros muros que traziam a identidade visual da facção também receberam grafite de artistas da cidade.
Ao final, os estudantes foram agraciados com frutas e lanches disponibilizados por produtores rurais. Na manhã de hoje, a PCDF e a Administração Regional repetiram a ação social e o ônibus do projeto Identidade Solidária, do Instituto de Identificação da PCDF, foi posicionado na Praça da Bíblia, na Vila São José.
Quarenta pessoas conseguiram a emissão do primeiro RG e novas inscrições da organização criminosa foram retiradas de muros das quadras 56, 57 e 58 da Vila São José. Durante a confecção dos RGs, crianças puderam se divertir com brinquedos instalados pela Administração Regional, que também forneceu lanches à população.