Trabalho conjunto dos órgãos do GDF busca eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e conscientizar população sobre medidas preventivas
O Combate à Dengue começa às 7h, na Administração Regional de Brazlândia. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF |
A luta contra a disseminação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, continua durante o fim de semana. Neste sábado (3), a Secretaria de Saúde (SES-DF) promove a quarta edição da força-tarefa “Combate à Dengue”, dessa vez na Administração Regional de Brazlândia, a partir das 7h.
O trabalho é realizado em parceria com diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF): Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). A ação busca eliminar os focos do mosquito e conscientizar a comunidade local acerca das medidas de prevenção.
Mais de trinta profissionais de Saúde da Família estarão na Tenda da Dengue, instalada no local, das 7h às 19h, para oferecer atendimento aos casos suspeitos e também às demandas mais graves. Os pacientes poderão contar com hidratação intravenosa, testagem rápida e, se necessária, remoção de casos severos aos hospitais regionais ou às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Será ofertada também vacinação de rotina para todas as idades e de covid-19 a grupos prioritários. O Carro da Vacina fará ainda rota entre as quadras da região. Vale lembrar que nesse rol não entra o imunizante contra a dengue, uma vez que o Ministério da Saúde aguarda por tradução da bula para definir uma data de distribuição.
Equipes compostas por dez Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), 40 Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) e 300 bombeiros militares também irão percorrer a cidade em visitas domiciliares para identificação de focos do mosquito, orientações de prevenção e encaminhamento de pessoas que apresentarem sintomas da doença. Os grupos estarão acompanhados por seis carros “fumacê”, espalhando o inseticida na região. A Novacap e o SLU, por sua vez, disponibilizarão 46 caminhões basculantes e 12 pás mecânicas para a retirada de lixo, entulho e inservíveis descartados incorretamente.
"Estamos trabalhando para que não falte suporte e acesso a nenhum paciente. Mas é fundamental que a população seja vigilante e também se engaje no combate à doença. De nossa parte, vamos continuar a manter e a intensificar todas as ações contra o Aedes aegypti", assegura a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio
Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação