Mês dedicado à história negra nos Estados Unidos tem programação aberta ao público do DF, a partir desta quarta-feira
Em um mundo onde a bandeira da igualdade torna-se cada vez mais importante e necessária, lembrar e celebrar a história e a conquista de pessoas negras é urgente. Por isso, fevereiro é o mês escolhido para celebrar a história negra, nos Estados Unidos, desde 1962. Aqui no Brasil a data é celebrada nas unidades da Casa Thomas Jefferson, que por ser um centro binacional oferece várias atividades gratuitas, abertas a toda a população. O Black History Month é uma oportunidade para que a história seja conhecida e preservada e usada como ferramenta de combate ao preconceito, mas também de celebração por conquistas.
Nos dias 21, 28 e 29 de fevereiro, as unidades da Casa Thomas Jefferson vão oferecer atividades que ensinam os alunos, por meio da língua inglesa, a importância das conquistas afro-americanas. As atividades que serão desenvolvidas no Resource Center ensinam não só o inglês, mas também sobre a cultura norte-americana, a diversidade e a importância de temas relevantes para a sociedade.
Entenda a história
O que tornou-se um mês para celebrar a cultura e a história negras, nasceu como uma semana voltada ao tema. Foi em 1925, quando o historiador Carter G. Woodson, responsável pela fundação da Associação para o Estudo da Vida e História do Negro (ASNLH), concebeu e anunciou, pela primeira vez nos Estados Unidos, a Semana da História Afro-americana. Desde então ele ajudou a ampliar a conscientização sobre as contribuições dos afro-americanos para a civilização.
Confira a programação completa que celebra o Black History Month em Brasília:
Storytime: Black History MonthDia: 21/02Horário: das 10 e 16 horas
Os Resource Centers da Casa Thomas Jefferson realizarão sessões de histórias com animações de livros infantis e atividades para kids e exibirão curtas em inglês. As atividades são voltadas para estudantes com idades entre 4 e 11 anos.
Honoring Black HistoryDia: 28/02Horário: 10 e 16 horas
Você conhece Rosa Parks, Beyoncé, Conceição Evaristo ou Maju Coutinho? Participe de uma divertida oficina de desenho para crianças e conheça mais personalidades afro-americanas e afro-brasileiras. Atividade voltada a crianças com idades entre 4 e 11 anos.
Black History VR ExperienceDia: 29/02Horário: 10 e 16 horas.
Exibição do documentário Traveling While Black. A obra é uma experiência imersiva que coloca o espectador dentro do contexto dos afro-americanos. É uma história em realidade virtual. Cinematic VR experience em inglês. A atividade é voltada para pessoas com idade a partir de 14 anos.
As atividades serão realizadas nas unidades da Casa Thomas Jefferson na 706/906 Sul, EQSW 301/302 do Sudoeste, SGAN 606 Norte, e R. 9 Sul em Águas Claras.