Companhia de teatro de Lambe-lambe, As Caixeiras Cia. de Bonecas (17 anos), estreia novos espetáculos encenados com linguagem de teatro de objetos
Trilogia dos Afetos
Três peças, em teatro de miniatura, com dramaturgias inspiradas nas memórias afetivas e pessoais das três artistas que integram a companhia
As Caixeiras, única companhia profissional no DF que pesquisa e difunde o Teatro de Lambe-lambe, encerra extenso calendário de atividades, em comemoração à longeva trajetória, com a estreia de três espetáculos inéditos. Peças que serão apresentadas no Plano Piloto e no Guará, dias 16 e 17 de fevereiro. A agenda de comemorações, que teve início em junho de 2022, incluiu circulação nacional e local, de peças do repertório, vídeo comemorativo, acervo digital, novos espetáculos e oficinas.
Em Trilogia dos Afetos, As Caixeiras Amara Hurtado, Mariana Baeta e Jirlene Pascoal desenvolveram e construíram encenações que revelam fragmentos íntimos a partir de memórias e objetos afetivos e pessoais. Para a direção das obras, que têm duração média de três minutos e são encenadas para um espectador por vez, convidaram a artista catarinense Jô Fornari.
Na peça “A Partida”, Jirlene Pascoal expõe memórias afetivas de sua relação com seu pai quando criança. Já em “Lapso”, de Mariana Baeta, a artista traz o teatro de Lambe-lambe como referência em um metateatro de narrativa cheia de efeitos e surpresas. Por fim, Amara Hurtado apresenta “Quinina”, uma história, uma linha do tempo de afetos, saudades e memórias de tempos passados e sonhos futuros.
Segundo Amara Hurtado, “a união do grupo Jô Fornari promoveu uma sinergia profunda de troca de experiências e vivências afetivas e artísticas, resultando na criação de trabalhos distintos que resgatam, de forma simbólica, trajetórias pessoais e coletivas”.
A realização do projeto As Caixeiras 15 anos conta com o fomento do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, pelo Edital de Manutenção de Grupo. Conheça melhor a Companhia, que pesquisa e difusão do Teatro Lambe-lambe há 17 anos, em www.ascaixeiras.com.
Serviço:
Trilogia dos Afetos
Dia: sexta-feira, 16/02
Horário e local: das 11h às 12h30, na Praça Zumbi dos Palmares, Setor de Diversões Sul
Horário e local: das 18h às 19h30, na Praça da Quadra 22 do Guará I
Dia: sábado, 17/02
Horário e local: das 11h às 13h30, na Torre de TV
Horário e local: das 18h às 19h30, na Praça da Quadra 16 do Guará I
As apresentações são gratuitas e livres para todos os públicos