Saúde e Educação trabalham em conjunto no combate ao mosquito da dengue

Inspeções de focos do mosquito serão realizadas em todas escolas até o final de março. Conscientização sobre a doença será lecionada nas salas de aula

A Secretaria de Educação forneceu panfletos e boletins informativos, além de autorizar a autonomia dos professores de elaborarem projetos pedagógicos em conscientização da doença. Foto: Tony Oliveira/Agência Brasilia.

As Secretarias de Saúde (SES-DF) e de Educação (SEEDF) atuam em conjunto para o combate ao mosquito da dengue por meio de ações de conscientização e de vigilância sanitária. As ações incluem inspeções em escolas por focos do mosquito e atividades pedagógicas para que crianças e jovens compreendam sobre a doença. A parceria das secretarias tem como objetivo atuar em conjunto com atores muito importantes na luta contra o Aedes aegypti – como professores, pais e crianças.

Com o intuito de eliminar focos dos mosquitos da dengue, cerca de 90 escolas do DF foram inspecionadas e, até o final de março, todas as 835 unidades escolares devem passar pelas vistorias epidemiológicas. De acordo com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o objetivo é que as escolas vistoriadas sirvam para que os alunos levem como exemplo às próprias residências.

“Estamos fazendo a inspeção de todas as escolas para que nenhuma tenha criadouro de mosquito e também trabalhando na grade escolar para que os alunos sejam esta ponte com as famílias. Porque não há nada mais pedagógico do que uma criança chegar em casa e dizer aos pais: ‘olha, isso aqui pode ser um foco de mosquito’”, explica a gestora.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a importância da conscientização nas escolas. “Ao ensinar sobre a dengue desde cedo, as crianças desenvolvem conhecimentos e hábitos saudáveis que podem durar a vida toda. Elas aprendem sobre os sintomas da doença, como se proteger contra picadas de mosquito e a importância de eliminar criadouros do Aedes aegypti”, declara.

Hélvia destaca ainda a importância de envolver alunos, professores e demais servidores em campanhas contra a dengue, e como a Pasta vem trabalhando para reforçar a conscientização e prevenção da doença.

Parceria entre a Saúde e a Educação incluem vistorias de escolas por focos do mosquito e ações pedagógicos para conscientização da doença. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

“Está disponível no site da secretaria o boletim informativo com orientações e sugestões de atividades que podem ser realizadas em sala de aula. Publicamos também a Circular Nº 9/2024 em atenção à emergência na saúde pública no DF, em que os docentes têm autonomia para elaborar o percurso pedagógico e os projetos relacionados à mobilização permanente contra a dengue. Nossos estudantes também vão receber no início das aulas um panfleto pedagógico com uma lista de atividades de combate à dengue”, detalha.

Além das vistorias das escolas, outra medida em andamento é a vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 11 anos. O DF foi uma das primeiras unidades da federação a receber as vacinas do Ministério da Saúde (MS). Como estratégia de médio a longo prazo, o imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo de 90 dias. Os locais de vacinação podem ser verificados por meio deste link. [ https://www.saude.df.gov.br/vacina%C3%A7%C3%A3o-contra-a-dengue ]

Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال