Ação do Governo do Distrito Federal leva serviços públicos e informações sobre como evitar focos do mosquito “Aedes aegypti”
Atendimento a pacientes com sintomas de dengue, testagem para covid-19 e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), mostras de como evitar focos do mosquito Aedes aegypti e vacinação para humanos, cachorros e gatos. Foi assim o Dia D de combate à dengue realizado pela Secretaria de Saúde (SES-DF) em Santa Maria neste sábado (16). A ação integra o evento “GDF Mais Perto do Cidadão”, que levou outros serviços públicos à Região Administrativa.
Até o fim do dia, 180 militares do Corpo de Bombeiros e 30 agentes Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) visitam imóveis para atuar na busca por focos de larvas e mosquitos e no diálogo com a comunidade sobre os cuidados necessários dentro de casa. Em adição, dez carros continuam na área para a aplicação do “fumacê”. "A ação consolida o trabalho diário realizado por muitos órgãos do GDF no combate à dengue. É importantíssimo mobilizarmos toda a sociedade", afirmou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, presente no evento.
A gestora lembrou ainda que, na próxima semana, haverá o início de atendimento em mais 11 tendas de acolhimento a pacientes com suspeita de dengue.
A vice-governadora, Celina Leão, destacou a intensidade do trabalho desenvolvido pela SES-DF no enfrentamento à dengue. "Já fizemos mais de 300 mil atendimentos de pessoas com sintomas da dengue. Vocês já imaginaram o que é isso? Já imaginaram o esforço dos servidores?", questionou.
Há 18 anos atuando no enfrentamento à dengue, a agente Cheila Costa disse que ações educativas como as realizadas hoje em Santa Maria são estratégicas. "Quanto mais informação a gente puder passar para a população, menos casos vamos ter", opinou. Em contato direto com os visitantes, ela mostrava os depósitos onde podem aparecer focos do Aedes aegypti nas residências, bem como os cuidados necessários.
Atenção ampla
Apesar do foco no combate à dengue, a ação em Santa Maria também serviu para promover outros serviços da SES-DF. Com dores crônicas nas costas, o motorista de transporte escolar Marcos do Nascimento, 48, aproveitou para fazer uma sessão de auriculoterapia. "Eu nem imaginava que esse serviço era oferecido e agora pretendo seguir com o tratamento para acabar com as dores.”
Já a vendedora de plantas Paula Flores, 50, levou dois gatos e um cachorro para receberem a vacinação antirrábica. "Manter as vacinas dos animais em dia é questão de segurança para a gente também", avaliou.
Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação