Além de imunização, o veículo também realiza testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e orientações gerais de saúde
Até os comerciantes ficaram motivados a participar da ação, como o balconista de farmácia Ivanildo Ferreira, que fez os testes rápidos e aprovou a iniciativa da pasta. Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF |
Criado em 2022, o Carro da Vacina completou mais de 41 mil doses de imunizantes aplicadas. Desse total, mais de 17 mil foram doses da vacina de covid-19. O projeto itinerante da Secretaria de Saúde (SES-DF) leva imunização até a população do Distrito Federal. No último sábado (6), mais uma edição foi realizada no Setor O, em Ceilândia, e cerca de 100 doses foram aplicadas. Foram 58 doses de influenza, 25 de covid-19, 15 de rotina e 72 testes rápidos.
O projeto foi iniciado para apoiar a campanha contra covid-19, em Ceilândia. Posteriormente, foi replicado em outras regiões administrativas, com ações em Planaltina, Gama, São Sebastião, Sol Nascente, Água Quente, Guará e Plano Piloto.
A intenção é ampliar a cobertura vacinal, como reforça a chefe da vigilância epidemiológica e imunização (NVEPI) da Região de Saúde Oeste, Zildene Bitencourt. “O Carro da Vacina já acontece há mais de dois anos e foi idealizado para ampliar a cobertura vacinal. Inicialmente, a ideia era trazer as vacinas da covid-19, mas hoje nós vamos fortalecer a campanha contra a influenza”, salienta.
Desde o início do projeto, foram 41.321 doses de vacina aplicadas, sendo 17.613 de covid-19 e 23.708 de outros imunizantes na Região de Saúde Oeste – que engloba Brazlândia, Ceilândia, Por do Sol e Sol Nascente.
Na última edição, foram oferecidas todas as vacinas do calendário adulto e infantil, exceto dengue e BCG. Além disso, o carro também trouxe testes rápidos para detecção de infecções e doenças sexualmente transmissíveis (ISTs), como hepatite, HIV, sífilis, entre outras. Em caso de resultado positivo para alguma enfermidade, o paciente era encaminhado para atendimento médico.
O carro também realizou testes rápidos para detecção de infecções e doenças sexualmente transmissíveis (ISTs), como hepatite, HIV, sífilis, entre outras. Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF |
O atendimento começou por volta das 8h, durou o dia todo e movimentou o comércio local. Os comerciantes ficaram motivados a participar da ação, como o balconista de farmácia Ivanildo Ferreira, que fez os testes rápidos e aprovou a iniciativa da SES-DF. “É muito importante estar com tudo em dia, saber se está tudo certo. É uma ótima oportunidade para a população aqui do Setor O e também pessoas da região, para fazer esse check-up e garantir a vacina no braço”, afirma.
O gestor da Unidade Básica de Saúde 5 (UBS) de Ceilândia e coordenador do Carro da Vacina na Região Oeste, Henrique Queiroz, orientou a equipe e destacou a popularidade da iniciativa de vacinação itinerante. “O Carro da Vacina já é característico aqui da região. A população já conhece o nosso trabalho. Alguns territórios nos cobram o retorno do carro e muitas pessoas aguardam a vacina, apenas pelo carro, que chega na porta da sua casa”, completa o coordenador.
Para pedidos de informações e solicitações de entrevistas, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação