Profissionais de Brazlândia participaram de oficina para implementação da medida. Novas oficinas serão realizadas em mais sete UBSs da região Oeste
Circuito multissensorial promove prevenção de quedas entre idosos, bem como interação e participação social. Foto: Arquivo Pessoal |
Os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Brazlândia foram capacitados, na última terça-feira (9), para a implementação de um circuito multissensorial de prevenção de quedas, especialmente entre idosos. Dados mais recentes do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), de 2022, estimam que, anualmente, 40% das pessoas com 80 anos ou mais sofram quedas.
O circuito multissensorial consiste em um trajeto composto por diversas estações com atividades físicas a serem realizadas pelos idosos, como desvio de obstáculos, por exemplo. Os exercícios buscam promover o equilíbrio, a coordenação motora e o fortalecimento muscular. Podem ser utilizados pesos livres, cordas, estepes, argolas, camas elásticas e outros materiais.
Segundo o fisioterapeuta apoiador técnico da Atenção Primária da região e organizador da oficina, Adilson Rebelo, o circuito também promove a interação e a participação ativa dos idosos.“Ele permite um envelhecimento ativo, melhora a capacidade funcional e previne quedas. Traz ainda um olhar ampliado a outras dimensões: cognitivas, funcionais e interação social”, detalha.
A queda entre os idosos pode gerar consequências graves como fraturas, além de deixar o indivíduo acamado, gerando atrofia dos músculos e dependência. Diante disso, os servidores também foram treinados em técnicas de avaliação de risco de quedas, estratégias de intervenção e adaptação de ambientes.
Com o treinamento, explica Rebelo, os profissionais podem planejar e promover ações com maior segurança técnica, assim como criar estratégias que orientem essa população a integrar, de forma adequada, as atividades ao cotidiano.
Participaram 24 colaboradores da área de saúde - entre servidores da UBS, acadêmicos de medicina residentes e estudantes do curso técnico em enfermagem da Escola Técnica de Brazlândia. A capacitação foi ministrada ainda pela professora da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Saúde do Idoso, Juliana Martins, e contou com o apoio do colaborador e educador físico da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Thiago Fernandes.
Com o treinamento, profissionais de saúde são capazes de planejar e e integrar atividades com maior segurança. Foto: Arquivo Pessoal |
Próximas oficinas
A expectativa dos organizadores é de realizar, em breve, mais encontros em outras sete UBSs, a princípio da Região de Saúde Oeste - área que compreende Brazlândia, Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente.
Para pedidos de informações e solicitações de entrevistas, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação