Confira três dicas para deixar a iluminação da sua casa mais econômica e sustentável

Optar por lâmpadas de LED e descartar corretamente as antigas são algumas das orientações fornecidas pela entidade gestora Reciclus


À medida que a conscientização sobre a sustentabilidade cresce, mais pessoas estão procurando maneiras de reduzir o impacto ambiental no dia a dia. Uma das áreas-chave em que essa mudança pode ocorrer é na iluminação doméstica. A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – destaca a importância de trocar a iluminação em casa de forma consciente e realizar o descarte adequado dos dispositivos antigos.

Para auxiliar nessa transição de forma consciente, a Reciclus compartilha algumas dicas úteis para sua casa:

Avalie as necessidades de iluminação: Antes de efetuar a troca das lâmpadas, é importante avaliar as áreas da casa que necessitam de iluminação e selecionar os tipos de lâmpadas mais adequados para cada espaço. A escolha do tipo de lâmpada e sua intensidade é bastante particular - por exemplo, o tom branco quente é acolhedor e pode ser utilizado em dormitórios ou na sala de estar, enquanto o branco frio é mais comum em indústrias ou escritórios. Lojas que comercializam produtos de iluminação geralmente possuem consultores que podem auxiliar na escolha, por isso, não hesite em fazer perguntas. 

Opte por lâmpadas LED: As lâmpadas LED consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, portanto, podem gerar economia na conta de luz. Além disso, são mais seguras, pois são mais resistentes, não emitem calor e não contêm mercúrio - um metal pesado que contamina o meio ambiente, os animais e as pessoas quando descartado de forma ambientalmente incorreta. É importante escolher lâmpadas LED de qualidade para garantir eficiência e durabilidade. De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação (ABILUMI), as lâmpadas certificadas, aquelas que trazem o selo do Inmetro, foram projetadas para durar em torno de 25 mil horas, tendo, em média, um uso diário de 3,5 horas. Isso representa uma vantagem significativa para o consumidor.

Descarte corretamente as lâmpadas antigas: Ao substituir as lâmpadas antigas, certifique-se de descartá-las adequadamente em locais específicos, como lojas de materiais de construção e supermercados que possuem ponto de entrega específico para lâmpadas fluorescentes. A Reciclus dispõe de mais de 3,8 mil pontos de entrega em todo o país, abrangendo mais de 600 municípios. Para encontrar o local mais próximo, visite https://reciclus.org.br/, clique em 'Onde Descartar' e faça uma busca com o seu CEP.

"O consumo consciente de energia elétrica e a utilização de produtos livres de metais pesados, como o mercúrio presente nas lâmpadas fluorescentes, deveriam ser práticas incorporadas à rotina das pessoas. Isso não apenas colabora para o desenvolvimento sustentável do planeta, mas também contribui para reduzir os impactos ambientais negativos", explica Camilla Horizonte, Gerente de Operações e Marketing da Reciclus.

Para mais informações sobre o programa de logística reversa da Reciclus e pontos de entrega, visite o site oficial em https://reciclus.org.br/.

Sobre a Reciclus

Desde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – atua como entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Comprometida com a construção da Educação Ambiental, concentra esforços na produção e disseminação de conhecimento, especialmente para crianças e jovens. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 39,3 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,8 mil pontos de coleta disponibilizados pela Reciclus.

Para mais informações, acesse:

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال