Saiba quais exames são indicados para quem quer abandonar o sedentarismo
Exercícios regulares ajudam a prevenir e a controlar doenças cardíacas e cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer. Segundo o IBGE, em torno de 47% dos brasileiros são sedentários
Cerca de cinco milhões de mortes poderiam ser evitadas, a cada ano, se as pessoas se tornassem mais ativas fisicamente. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta ainda que a atividade física regular ajuda a prevenir e a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer.
Para evitar lesões ou agravar doenças já existentes em quem quer iniciar ou intensificar a prática de atividades físicas, especialistas da Dasa, maior rede de saúde integrada do país, recomendam a realização de alguns exames fundamentais para avaliar a condição de saúde do paciente.
De acordo com o cirurgião vascular e endovascular do Hospital Brasília, marca pertencente a Dasa, dr. Josué Rafael, as atividades físicas são cruciais na prevenção de doenças cardíacas e vasculares. Alguns exames podem assegurar que esses exercícios sejam realizados de maneira mais saudável, como eco-Doppler, eletrocardiograma e ecocardiograma. “O hábito de se exercitar traz diversos benefícios para saúde como controle da frequência cardíaca, controle dos níveis de pressão arterial, desenvolvimento da circulação arterial das pernas, prevenção de doenças venosas, como as varizes”, explica.
Segundo ele, a recomendação vale para todos como forma de evitar um dano cardiológico ou muscular. “O check-up é indicado para todos por ser uma fonte de prevenção a diversas doenças muitas vezes subdiagnosticadas que a gente vê em um estágio inicial na realização desses exames. Quando tratadas previamente a gente reduz a morbidade e reduz efeitos colaterais, permitindo que o paciente realize suas atividades diárias e de exercícios físicos de maneira rotineira por longos anos e de forma segura”, ressalta.
Além disso, exames de sangue para checar níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos são fundamentais para avaliar a saúde do paciente que quer começar uma atividade física. É o que explica o diretor médico do Exame Medicina Diagnóstica, que também faz parte da Dasa, dr. Gleidson Viana. “Um conjunto de exames de sangue que avalie, por exemplo, alterações hematológicas que não estejam sendo notadas, avaliar o perfil lipídico, risco para diabetes. Além disso, exames da função tireoidiana também são importantes, uma vez que o hipotiroidismo pode causar letargia, que é a diminuição do ânimo, e também o contrário, que é o hipertireoidismo, que pode causar uma aceleração”, explica.
De acordo com dr. Gleidson, exames que avaliam a capacidade cardiorespiratória também são indicados para quem deseja iniciar alguma atividade física, como algumas que estão em alta atualmente, que é o caso da bike indoor e crossfit, atividades que podem ser de alta intensidade e exigir um esforço maior da pessoa. “Esses testes avaliam o comportamento da pressão arterial durante e após o exercício físico, além de identificar alterações como hipertensão arterial e da frequência cardíaca, para entender o nível de desempenho físico que a pessoa tem. Esses testes podem ser feitos em uma esteira ou em uma bicicleta”.
Após a realização dos exames e a avaliação médica será possível orientar o paciente sobre os tipos de atividades físicas mais adequadas ao seu perfil, assim como a intensidade e a frequência ideais para alcançar os objetivos desejados sem comprometer a saúde.