Sexta estrutura instalada no DF possui consultórios, laboratório e equipe multiprofissional
Tenda de acolhimento está aberta à população das 7h às 19h. Foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF |
O Distrito Federal tem reforço no atendimento a pacientes com dengue. Nesta terça-feira (23), foi entregue a tenda de acolhimento localizada no estacionamento do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) [https://www.saude.df.gov.br/hospital-de-taguatinga]. O funcionamento é diário, das 7h às 19h, com capacidade para receber mais de 150 pacientes por dia.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca a eficácia do serviço prestado nas tendas. “Temos observado uma grande resolutividade nesses espaços. Só um pequeno número de pacientes necessita de transferência. Isso reduz a demanda nas portas de emergências dos hospitais”, avalia.
Na segunda fase de implantação de tendas, já estão em atendimento estruturas localizadas em Taguatinga, Ceilândia, Planaltina, Gama, Guará e Paranoá, sendo as três últimas com funcionamento 24 horas [https://www.saude.df.gov.br/unidades-basicas]. Nos próximos dias serão entregues as de Águas Claras, Samambaia, Varjão, Vicente Pires e Plano Piloto.
A estrutura mostra que o espaço é muito mais do que uma tenda. O local, todo climatizado, conta com sala para triagem, dois consultórios, dez poltronas de hidratação, sala de estabilização, farmácia, banheiros e área para descanso dos 20 profissionais que atuam simultaneamente, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos. A equipe é composta ainda por técnicos e especialista em laboratório (biomédico ou farmacêutico bioquímico), área administrativa e pessoal de limpeza.
Um dos destaques são as condições de conforto, com cadeiras a pacientes e acompanhantes desde a sala de espera. Os consultórios são isolados, garantindo privacidade.
Atendimento rápido
Quem aprovou o espaço foi a estudante Eduarda Sousa, 17, primeira paciente da nova tenda. Ela mora perto do HRT e ficou satisfeita com a opção de atendimento. “É muita dor de cabeça, dor no corpo. Os sintomas são bem ruins, mas pelo menos foi bom chegar aqui e o atendimento ser rápido”, conta.
O superintendente da Região de Saúde Sudoeste [https://www.saude.df.gov.br/regiao-sudoeste], José Williams de Oliveira, responsável pela assistência em Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires, diz que a entrega do espaço deve agilizar outros tipos de atendimentos. “Como as tendas são bem equipadas para resolver os casos de dengue, a expectativa é que o HRT, as Unidades Básicas de Saúde [UBSs] e as Unidades de Pronto Atendimento [UPAs] possam atendem a outras demandas”, explica.
Secretária de Saúde acompanha primeiros atendimentos na tenda de acolhimento a pacientes com dengue em Taguatinga. Foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF |
Melhorias no HRT
Durante a entrega, a secretária de Saúde aproveitou para conhecer os serviços de revitalização em curso no próprio HRT. Ela visitou o pronto-socorro infantil, onde está avançada a requalificação do espaço. Os serviços envolvem também pintura, troca de piso, adequação de banheiros e de móveis, além da melhoria na climatização. Além disso, as redes elétrica, hidráulica e de gases (oxigênio, vácuo e ar-comprimido) foram totalmente substituídas.
Em 2023, o hospital registrou mais de 208 mil atendimentos na emergência, uma média superior a 570 por dia. Somente o pronto-socorro pediátrico registrou uma média diária de cerca de 50 pacientes, com picos acima de cem.
A cozinha e o ambulatório de oftalmologia também passam por adequações. “Haverá melhorias na qualidade do serviço e ainda vamos trazer para os servidores melhores condições de trabalho”, acrescenta o diretor do HRT, José Henriques de Alencar.
Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação