Circo Vitória celebra 30 anos com aulas gratuitas de técnicas circenses; inscrições podem ser realizadas enquanto houver vagas
Respeitável público, o Circo Vitória completou três décadas de história e, para celebrar, iniciou o circuito de oficinas circenses itinerantes por cinco regiões administrativas do Distrito Federal. Até julho, a trupe oferece aulas gratuitas de tecido, lira, acrobacias na cama elástica, slackline (corda bamba) e palhaçaria para estudantes de escolas públicas e jovens da comunidade do Guará. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pessoalmente, nas redes sociais e pelo telefone 61 9 8381-5537, enquanto houver vagas.
Serão dez meses de oficinas, que passarão por cinco cidades: Guará, Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Gama. Em cada local, as atividades terão duração de dois meses. De acordo com Loiri Teresinha Mocellin, que administra o Circo Vitória com seus filhos e netos, a expectativa é atender aproximadamente 150 crianças, adolescentes e jovens, no contraturno escolar. “Estamos mantendo viva a cultura circense, ensinando artes muito antigas, antes restritas ao ambiente do circo, para que possam continuar encantando e possam também vir a ser uma opção profissional para alguns desses alunos".
As aulas ocorrem às segundas e terças-feiras. Promovendo a inclusão, a oficina de palhaçaria será ministrada por um arte-educador com deficiência. As oficinas de arte circense fazem parte do projeto de Manutenção de Espaço do Circo Vitória e são realizadas com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, e apoio da Agenda Cultural Brasília.
HISTÓRIA - O Circo Vitória nasceu em 1993, no interior de São Paulo, com a 5ª geração da tradicional família circense “Almeida”, formada por grandes trapezistas. Nos seus quase 30 anos de história, percorreu diversos Estados brasileiros, de diversas Regiões, como: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná, e atua há oito anos no DF, realizando espetáculos e desenvolvendo ações sociais. Nessas ações, promove apresentações solidárias em creches, asilos e instituições, como a APAE, para a arrecadação de brinquedos e alimentos, entre as quais se destaca o “Natal Solidário”.
O Circo Vitória também realiza um trabalho permanente com estudantes da rede de ensino do DF, oferecendo apresentações que são feitas no picadeiro ou nas próprias escolas, em eventos como a Semana da Criança, promovidos na Candangolândia, no Núcleo Bandeirantes e no Park Way, que agregam um público de diferentes faixas etárias e classes sociais.
SERVIÇO
- Oficinas gratuitas de arte circense
- Quando: a partir de 13 de maio, às segundas e terças-feiras. Duração: 2 meses em cada cidade
- Onde: Sede do Circo Vitória - EQ.31/33 Ao lado do Edifício Consei, no Guará ll
- Acessibilidade: reserva de vagas, uso de V-Libras e audiodescrição nas ações de divulgação
- Inscrições: 61 98381-5537 (WhatsApp) | @circovitoriaoficial (Instagram) | ou no próprio Circo
PROGRAMAÇÃO OFICINAS GUARÁ:
Segundas-feiras
9h às 10h - Bambolê
10h às 11h - Cama elástica
14h às 15h - Malabares
15h às 16h - Lira
Terças-feiras
9h às 10h - Slackline
10h às 11h - Tecido
14h às 15h - Palhaçaria
15h à 16h - Trapézio