Apresentação gratuita na Casa Thomas jefferson começa às 20 horas e não precisa de retirada antecipada de ingressos
Fotos: Ana Póvoas/ Divulgação |
Tem atração cultural de altíssima qualidade e totalmente gratuita nesta sexta-feira, 3 de maio, com o concerto “Música Sconosciuta” do duo Karla Dias e Alessandro Santoro. Será no CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson. A apresentação começa pontualmente às 20 horas. Não é preciso retirar os ingressos antecipadamente. Basta comparecer ao espaço que fica na Thomas da 706/906 Sul. O show também será transmitido, ao vivo, pelo canal da Thomas Jefferson no Youtube.
'Música Sconosciuta' (Música Desconhecida) apresenta pérolas virtuosísticas para a flauta doce com baixo contínuo da Europa do século XVIII. A seleção, segundo Alessandra, abrange linguagens do barroco italiano, francês e alemão, intercaladas com peças de Frescobaldi, considerado o maior dos compositores para teclado do século XVII. “É uma em uma apresentação que mistura afetos e paixões do passado, ainda absolutamente atuais nos dias de hoje”, explica.
O concerto será apresentado dentro do projeto Sextas Musicais, que oferece semanalmente ao público, de forma presencial, shows do melhor da música brasileira e internacional. A Casa Thomas Jefferson conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização dos eventos culturais.
O Duo Karla Dias e Alessandro Santoro atua em conjunto desde 2000, quando marcou presença, em eventos renomados, como o Civebra, em Brasília. Juntos, Karla e Alessandro gravaram o CD "Sonatas". Além disso, participaram do CD "Pièces" explorando o repertório da música barroca francesa.
Karla Dias (flauta doce) tem uma trajetória musical invejável. A brasiliense iniciou os estudos de flauta doce na Escola de Música de Brasília. Aos 17 anos mudou-se para Paris e, posteriormente, para a Bélgica, onde permaneceu por nove anos. Foi na classe de Bart Coen, no Lemmensinstituut, Bélgica, que se graduou (Premier Prix) em flauta doce.
Como professora convidada, participa de cursos e festivais de música barroca no Brasil, na América do Sul e Europa. Em 2022, lançou, pela plataforma da Escola Livre EAD, o primeiro curso online: “Introdução à flauta doce soprano”. Lecionou no Lycée Français François Mitterrand de Brasília e, atualmente, é professora de flauta doce na Escola de Música de Brasília.
Alessandro Santoro nasceu no Rio de Janeiro. O pianista e cravista é filho do compositor Claudio Santoro. Tornou-se “Master of Fine Arts” em piano, no Conservatório Tchaikovsky de Moscou na classe de Elena Richter. Após tournée pela então URSS, gravou o Concerto para piano e orquestra nº1 de seu pai. Concluiu seu mestrado em cravo na classe de “Jacques Ogg no “Koninklijk Conservatorium” de Haia, onde posteriormente integrou o corpo docente. Apresentou-se com a “Orchestra of the 18th Century” e foi fundador da “Den Haag Baroque Orchestra”. Alessandro é regularmente requisitado como professor de cravo em festivais por todo Brasil.
A discografia dele é composta por 22 CDs, com destaque para o “Diapason D’Or” pelo CD com obras de Leclair e o recém lançado CD duplo com a obra completa para violino e piano de Claudio Santoro com o violinista Emmanuele Baldini. Alessandro recebeu o troféu da Câmara Legislativa de melhor trilha sonora do 48º Festival de Cinema de Brasília. Atualmente, é professor de cravo e baixo contínuo na Escola de Música do Estado de São Paulo e responde pelo acervo material e virtual do maestro e compositor Claudio Santoro.
Serviço:
O quê: Concerto Música Sconosciuta
Quem: Karla Dias e Alessandro Santoro
Quando: Sexta, dia 3, às 20 horas, no CTJ Hall, 706/906 Sul
Quanto: Entrada franca.