Companhia também entregou 3 mil cobertores para atender vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
(Brasília, 16 de maio de 2024) - A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entregou à Força Aérea Brasileira (FAB), na manhã desta quinta-feira (16), mais 15 mil copos com água potável e 3 mil cobertores, que serão distribuídos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Agora, já chegam a 45 mil copos doados pela companhia, o equivalente a nove mil litros d´água.
As doações da Caesb atendem à campanha Brasília pelo Sul, realizada pelo Governo do Distrito Federal e coordenada pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha. As remessas começaram no dia 6 de maio e vão prosseguir enquanto durar a campanha. A cada semana a companhia enviará pelo menos 15 mil copos com água, segundo o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis. “Mais ajuda está a caminho”, garantiu Reis. A estimativa é doar 75 mil copos por mês até que a campanha seja suspensa pelo GDF.
A companhia conta com equipamento próprio para embalar água potável em copos de plástico. A máquina de envasamento, instalada na Estação de Tratamento de Água Rio Descoberto da Caesb, em Ceilândia, tem capacidade para produzir 180 mil copos de 200 mililitros (ml) por mês, o equivalente a 36 mil litros de água.
A água em copo distribuída pela Caesb às vítimas das cheias em território gaúcho “tem a mesma qualidade da água que servimos à população do Distrito Federal”, assegurou Luís Antônio Reis, presidente da companhia.
É a mesma água envasada que a Caesb distribui gratuitamente em diversos eventos esportivos, culturais, ambientais, empresariais e religiosos no Distrito Federal. Distribuição que voltará a acontecer no feriado de Corpus Christi, no próximo dia 30 de maio, na Esplanada dos Ministérios. Para esse evento, a Caesb vai distribuir 1.200 copos, além de disponibilizar outros 2.500 litros em cinco caixas com água potável.
Brasília pelo Sul
O Comitê de Emergência Brasília pelo Sul foi instituído pelo governador Ibaneis Rocha no dia 7 de maio de 2024, com o objetivo de arrecadar doações destinadas às vítimas das enchentes que desde abril atingem o Rio Grande do Sul. O comitê é composto por 22 órgãos e diversas entidades da sociedade civil organizada, sendo coordenado pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais do Gabinete do Governador.
Os cidadãos interessados em ajudar a população do Rio Grande do Sul podem levar doações para pontos de coleta disponibilizados pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Atualmente, os mantimentos são recebidos nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), na Base Aérea de Brasília, no Anexo do Palácio do Buriti, nas salas 104 e 900 e outros pontos espalhados pelo DF.
Segundo o comitê, os itens mais necessários no momento são: água potável, alimentos não perecíveis, leite em pó, mamadeiras e bicos, fraldas infantis e geriátricas, absorventes e roupas íntimas, material de higiene pessoal e limpeza, calçados, roupas de cama, toalhas de banho e cobertores, colchões e rações para animais.
Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)