Sustentabilidade em foco: consumo consciente também é critério no mercado imobiliário

Com o aumento do entendimento sobre sustentabilidade, construtoras que apostam na gestão de resíduos de suas obras têm ganhando mais credibilidade no mercado


A ideia de consumo consciente não é nova, mas é inegável o fato de que a preocupação com o meio ambiente tem se refletido nos hábitos de consumo e no comportamento dos brasileiros. Atualmente, é possível perceber que mais e mais pessoas estão optando por consumir produtos de empresas que utilizam os recursos naturais e materiais de forma mais responsável e sustentável, levando em consideração os impactos sociais, ambientais e econômicos que são gerados em todo o ciclo de vida dos produtos e serviços.

De acordo com a pesquisa Retratos da Sociedade: hábitos sustentáveis e consumo consciente, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 74% dos entrevistados adotam hábitos sustentáveis, sendo que 30% dizem que sempre adotam esse hábito e 44% afirmam que às vezes o fazem.

Gestão de resíduos e o impacto no meio ambiente

Na busca por soluções para os desafios ambientais e sociais, a Brasal Incorporações, uma das empresas pioneiras na construção civil em Brasília, conseguiu reduzir, de 2021 para 2023, a quantidade de 46% das caçambas de entulho produzidas em suas obras só na capital federal. Além disso, em 2023, em média 10.500 m³ de materiais que seriam descartados foram destinados à reutilização e reciclagem para cooperativas e empresas parceiras em Brasília.

Segundo a engenheira ambiental, Luciana Souza, a adoção de alternativas sustentáveis reflete diretamente na própria decisão dos clientes na hora da compra de um imóvel. Isso porque, além das práticas de gestão de resíduos, questões como a escolha de torneiras e bacias que economizam água, chuveiros que reduzem o consumo de energia elétrica, são apenas alguns exemplos da aplicação da sustentabilidade que o setor de construção pode adotar. No processo de coleta, armazenamento e disposição dos resíduos gerados durante as obras, a empresa enfatiza a conscientização dos colaboradores em linha com sua política de coleta seletiva. Os resíduos são separados por tipo desde a sua origem e armazenados de forma organizada em baias, sacos big bag, caçambas e na Central de Resíduos, que são devidamente sinalizadas e pintadas para facilitar a comunicação.

“Os resíduos são destinados a diversos locais, como os recicláveis doados para Cooperativas de Reciclagem cadastradas no SLU. Os resíduos Classe A (sobras de concreto, cimento, argamassa, cerâmicas e demais resíduos minerais) e Classe B (como plásticos em geral, embalagens, tubos de PVC, mangueiras elétricas, etc.), são encaminhados para britagem, enquanto a madeira é doada para empresas que a transformam em biomassa para uso em fornos industriais na indústria cimenteira. Já os resíduos Classe D (como EPIs usados, sobras de tintas e outros produtos químicos perigosos) passam por tratamento específico”, explica.

Um ponto crucial na gestão de resíduos, conforme explica Luciana, é o monitoramento constante. Campanhas, palestras, participação no Diálogo Semanal de Segurança (DSS) e orientações técnicas durante o monitoramento ambiental na obra, ocorrendo quinzenalmente, são essenciais. Estratégias de reaproveitamento dos materiais visam reduzir o desperdício e promover a cultura do reaproveitamento, reforçada diariamente entre os colaboradores com a separação dos resíduos na origem.

"Aprimorar o conceito de consumo consciente é uma meta contínua, e o grande desafio é conseguir entregar bons produtos e soluções sustentáveis. Para isso, a Brasal implementa também em seus canteiros de obras tapumes inovadores, incluindo lixeiras com tampa basculante destinadas ao descarte correto de resíduos pela comunidade, como plásticos, eletrônicos, vidros, metais e papel, todas acompanhadas de mensagens de sensibilização ambiental. Além disso, foram instalados 'cata-cacas' com saquinhos para a coleta dos dejetos dos animais, incentivando a responsabilidade ambiental e a limpeza urbana", finaliza.

Brasal Incorporações

Com mais de 60 anos de história, a Brasal é um grupo multissegmentado, que atua nos mercados de incorporação e construção imobiliária; produção e distribuição de bebidas; concessionária de veículos; comercialização de combustíveis e geração de energia limpa e renovável.

Em 2003, a Brasal Incorporações iniciou sua operação no mercado de Brasília. Carregando atributos que valorizam o lazer, a segurança, a tecnologia e a boa localização, com projetos que proporcionam tempo de qualidade para quem compra, vivencia ou investe em um Brasal. Chegou ao mercado de Goiânia em 2011; e, em 2015, lançou seu primeiro empreendimento em Uberlândia. Nos seus 20 anos de operação com foco em empreendimentos residenciais, comerciais e loteamentos, conta com mais de 10.000 unidades entregues e em obra, cerca de 1.5 milhões de m² construídos e 7.7 bi em VGV (Volume Geral de Vendas) lançados.

Atualmente, totaliza mais de 1.500 colaboradores diretos e é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste (Great Place To Work), alcançando pela 6ª vez consecutiva a certificação GPTW. Além disso, seu sistema de gestão foi aprovado em uma das mais importantes e respeitadas certificações de excelência: Bureau Veritas, para norma PBQPH/SIAC nível A e ISO 9001, com auditorias anuais de conformidade.

Cada lançamento de produto traz consigo a característica de oferecer projetos inspiradores, com tecnologia, atemporalidade e o cliente no centro do negócio. Todos eles são feitos sob os mais exigentes critérios de inteligência e excelência construtiva, que visam processos sustentáveis no âmbito social e ambiental. A Brasal Incorporações trabalha para que a satisfação seja o elo entre sua marca e seus clientes, internos e externos. Porque confiança gera resultado!
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال