3ª Mostra de Dança de Planaltina Prêmio Artistas do DF e Entorno com Foco na Acessibilidade

Planaltina, 26 de julho de 2023 — A 3ª edição da Mostra de Dança de Planaltina está prestes a começar, prometendo três dias de celebração e valorização da cultura local. O evento, que ocorre entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, será realizado no Complexo Cultural de Planaltina (CCP) e contará com entradas e inscrições gratuitas, além de um forte compromisso com a acessibilidade.

Com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), a Mostra reuniu companhias e grupos de dança da região. Ao todo, 10 grupos serão selecionados para se apresentarem no último dia do evento, divididos entre as categorias Palco e Vídeo Dança. As premiações para os vencedores variam entre R$ 3 mil e R$ 15 mil. Os detalhes devem ser inscritos até dia 29 de julho pelo link oficial .

Lehandro Lira, idealizador e diretor artístico da Mostra, e também da Transições Companhia de Dança e Artes, destacou a importância do evento: “Embora Planaltina nunca tenha sido uma cidade latente em danças profissionais, a Mostra nasce da necessidade de grupos que querem ser vistos e celebrar seu trabalho em algum palco. Com isso, ao contar com numerosos talentos periféricos, incluindo eles consolidados ou em ascensão, o projeto vem para se destacar como uma força latente, potente e, sobretudo, colaborativa”.

A programação será rica e diversificada, incluindo montagens coreográficas, vivências artísticas e oficinas de dança em estilos variados. A abertura do evento ficou a cargo da Transições Companhia de Dança e Artes, anfitriã do encontro. Além de promover a troca de experiências, a Mostra também fomentará a economia local, gerando renda para artistas negros, mulheres, pessoas com deficiência (PCD) e LGBTQIA+.

Esta edição comemora os 10 anos da Transições Cia de Dança e Artes, que se consolida como uma das companhias periféricas mais relevantes do cenário da dança no Distrito Federal.

Compromisso com a Acessibilidade

A acessibilidade é um dos pilares deste evento. O cineteatro do CCP, palco das apresentações, conta com cadeiras especiais para idosos, gestantes, cadeirasntes, pessoas obesas e com mobilidade reduzida. Além disso, há camarins adaptados, guias para auxiliar pessoas cegas e contextualização das cenas em áudio e audiodescrição, graças à consultoria cedida pelo Instituto de Promoção de Pessoas com Deficiência Visual (IPPCDV).

“Independentemente da forma em que se manifesta, a arte deve ser plural e acessível para enfatizar que as vivências periféricas são essenciais na construção do contexto cultural como um todo, seja na dança, na música, na poesia, no teatro e em diversas outras formas de manifestação artística”, concluiu Tamara Naiz, produtora executiva da Mostra.

Serviço

3ª Mostra de Dança de Planaltina

Para mais informações e agendamento de entrevistas, entre em contato com a assessoria de imprensa:

  • Coordenação: Lu Alves – (61) 9177-7277
  • Michelle Souza: (61) 99387-1010
  • Gabriel Nascimento: (12) 99745-6655
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال