A participação de mulheres no mercado imobiliário brasileiro tem mostrado um crescimento significativo nos últimos anos, refletindo mudanças importantes na dinâmica do setor. De acordo com a Pesquisa Raio-X da Corretora 2023, divulgada pelo DataZAP na 10ª edição do Conecta Imobi, o número de corretoras de imóveis subiu de 34%, no último trimestre de 2019, para 40% no mesmo período do ano passado.
No Distrito Federal, segundo o Sindicato dos Corretores de Imóveis de Brasília (SINDIMÓVEIS-DF), atualmente 46% dos profissionais do setor imobiliário são mulheres, o que demonstra não apenas uma mudança quantitativa, mas também uma mudança qualitativa.
Esse aumento representa uma transformação no perfil dos profissionais do mercado imobiliário, historicamente dominado por homens. Vários fatores contribuem para essa mudança, desde a busca por flexibilidade de horário até a possibilidade de altos ganhos financeiros, atraindo cada vez mais mulheres para a profissão.
A entrada de mais mulheres no setor imobiliário é uma tendência que vem se consolidando, porque elas trazem habilidades interpessoais e de comunicação que são extremamente valiosas no processo de venda e negociação de imóveis
A corretora Viviane Nery explica que quando o que a levou a iniciar a carreira foi a vontade de trabalhar por conta própria, de empreender, de não trabalhar mais para os outros. “Inicialmente o plano era uma corretora autônoma, mas isso não durou muito tempo. Como sou muito ativa nas redes sociais, isso fez com que as pessoas me conhecessem cada vez mais. E gerou uma vontade em algumas pessoas de trabalharem comigo. Então pensei, por que não? Resolvi montar uma equipe que se preocupa com o próximo, uma equipe que primeiro quer ajudar as pessoas e por último vender imóveis”, e assim foi acontecendo. Hoje já somos 5 corretores, eu e meu marido trabalhando juntos, mudando o mercado imobiliário”, conta ela.
Ela explica que as mulheres têm demonstrado grande capacidade de adaptação e resiliência, características essenciais em um mercado competitivo e dinâmico. A presença feminina tem contribuído para uma maior diversidade de perspectivas e abordagens, enriquecendo o setor e promovendo um ambiente mais inclusivo e equilibrado. “Empresas do setor também têm reconhecido essa tendência e investido em programas de capacitação e incentivo à presença feminina. Iniciativas como treinamentos específicos para mulheres e políticas de igualdade de gênero têm sido implementadas para apoiar esse crescimento”, explica ela. .
O avanço das mulheres no mercado imobiliário não apenas reforça a importância da igualdade de gênero, mas também evidencia o potencial de transformação que elas trazem para o setor. À medida que mais mulheres ingressam e se destacam como corretoras, o mercado se torna mais dinâmico, inovador e alinhado com as demandas da sociedade moderna.