Brasília Boat Show: evento inédito no Lago Paranoá reforça potencial náutico do Centro-Oeste

O sucesso do Brasília Boat Show, que encerrou no domingo com mais de 30 embarcações expostas, não só evidenciou a crescente demanda e interesse por atividades náuticas na região, como também destacou o potencial desse setor em lagos e vias interiores. Próximo evento náutico brasileiro será o São Paulo Boat Show, maior do gênero na América Latina, que deve reunir 150 embarcações e público superior a 38 mil pessoas.


Agosto, 2024 - O Brasília Boat Show 2024, realizado entre os dias 14 e 18 de agosto pela Boat Show Eventos com apoio do Governo do DF/Secretaria de Turismo marcou um momento histórico para o setor náutico no Brasil ao levar pela primeira vez um evento dessa magnitude para as águas do Lago Paranoá, em Brasília. Com mais de 20 marcas e 30 embarcações em exposição, o evento apresentou desde motoaquáticas avaliadas em cerca de R$ 80 mil até luxuosas embarcações de mais de R$ 4 milhões, além de uma vasta gama de equipamentos, acessórios, tecnologia, atrações musicais, esportes aquáticos e lazer. O sucesso do Brasília Boat Show não só evidenciou a crescente demanda e interesse por atividades náuticas na região, como também destacou o potencial de desenvolvimento desse setor em lagos e vias interiores, como o próprio Lago Paranoá, que possui 48 km² de área e 38 km de extensão de margem. No total, o Centro-Oeste tem mais de 12,8 mil quilômetros de rios e lagos e cerca de 300 mil embarcações registradas, o que representa 20% das mais de 1,5 milhão existentes no país.

A escolha do Lago Paranoá como sede do evento reforça a importância estratégica do Centro-Oeste para o desenvolvimento náutico do Brasil. A região concentra mais de 30% dos 42 mil quilômetros de águas interiores do país, com rios como Paraná, Paraguai, Tocantins e Araguaia, que são altamente propícios para a navegação, prática de esportes aquáticos e lazer.

"Estamos satisfeitos com o sucesso desta primeira edição do Brasília Boat Show no Lago Paranoá. A recepção calorosa que tivemos aqui nos motiva a continuar investindo no potencial náutico da região. Já estamos planejando a próxima edição, que certamente trará ainda mais novidades e os principais lançamentos da náutica brasileira e internacional para Brasília. Além disso, nossa missão vai além de realizar grandes eventos. Queremos fomentar o desenvolvimento do turismo náutico nos lagos e vias interiores do Brasil, que possuem um imenso potencial ainda pouco explorado", comenta a diretora geral da Boat Show Eventos, Thalita Vicentini.

O Governo do Distrito Federal também está com o olhar atento para impulsionar o turismo náutico neste segmento. "Este é um momento especial para o Distrito Federal, pois Brasília precisava de um evento como este para consolidar o Lago Paranoá como uma das suas grandes maravilhas,já que possui um enorme potencial turístico, mas estava completamente abandonado. Realizamos grandes investimentos para devolver este local à população e hoje ele se tornou um ponto turístico muito visitado. Em parceria com o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, estamos planejando a criação de uma estrutura náutica pública para incentivar ainda mais o turismo na região. Faço questão de apoiar a náutica porque sou apaixonado por ela", declarou o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, na abertura do evento.

Um olhar para o futuro

A Boat Show Eventos, organizadora do Brasília Boat Show, já havia demonstrado visão inovadora ao realizar, no ano passado, um evento inédito no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR. Essas iniciativas não só abrem novos mercados, mas também reforçam a importância das águas interiores para o desenvolvimento náutico brasileiro, um segmento que ainda é pouco explorado.

Atualmente, 70% de todas as vendas de embarcações no Brasil passam por eventos da Boat Show, o que demonstra a relevância dessas feiras na dinamização do mercado. A escolha do Lago Paranoá como palco para essa edição reforça a tendência de expansão das atividades náuticas para além das tradicionais regiões litorâneas, consolidando o Centro-Oeste como um polo emergente do setor.

Além do evento de Foz do Iguaçu e de Brasília, a empresa, que é líder no setor na América Latina, possui outros quatro eventos no calendário anual. O maior deles será realizado de 19 a 24 de setembro, em São Paulo/SP, e deve reunir mais de 150 embarcações e público superior a 38 mil pessoas. Ainda este ano, também de forma inédita, Salvador será palco para um boat show.

Confira alguns depoimentos

“Foi um evento belíssimo, e nós, da Hidea, estamos extremamente satisfeitos com a resposta do público, tanto em relação aos nossos produtos quanto ao evento como um todo. Acredito que nos próximos anos o evento só tende a crescer, assim como a adesão ao local, que é realmente muito bonito. Foi uma decisão muito assertiva participar deste evento." - Alan dos Santos Carmo, representante comercial da Hidea.

"O que o Grupo Náutica está fazendo é extremamente importante, especialmente ao explorar novos locais e abrir oportunidades para que novos entrantes conheçam melhor o setor náutico. Acredito que, mais do que os resultados em si, o mais importante é expandir nosso alcance e impactar mais pessoas. Este Boat Show certamente será um divisor de águas no mercado do Centro-Oeste, e já é um sucesso. No ano que vem, se tudo correr bem, estaremos aqui novamente." - Marco Garcia, diretor comercial da Ventura.

"Minha experiência foi excelente e superou todas as expectativas. O número de visitas está realmente muito bom. Acredito que isso está contribuindo para aprimorar os próximos Boat Shows e os eventos dos próximos anos." - Carolina Servulo, gerente de pós-vendas da Villa Náutica, representante da VCat e BRP/Sea-Doo.

"A experiência está sendo muito positiva. Percebi que este mercado oferece grandes oportunidades, não só no Distrito Federal, mas também em outros estados do Brasil. Existem características únicas de navegação, com águas tranquilas e adequadas para isso. Está sendo uma experiência muito bacana e bonita. Acreditamos que outras oportunidades surgirão.” - Thiago Luis Fagundes, coordenador de negócios da Fibrafort.

"Acredito que o Brasília Boat Show tem uma grande tendência de atrair um público ainda maior nas próximas edições. Este evento realmente coloca o setor náutico em destaque no Distrito Federal. Tenho certeza de que o Boat Show será um sucesso, assim como tem sido em São Paulo." - Felipe Guedes, diretor comercial da NX Boats.

"Estamos encantados com Brasília, com o Lago Paranoá e, ainda mais, com os resultados deste Boat Show maravilhoso. Conseguimos vender todos os modelos: o 352 vai ficar em Brasília, o 322 que trouxemos também permanecerá aqui, além de termos vendido o 212 e o 240. Já vendemos até mesmo nosso lançamento do São Paulo Boat Show, que acontecerá no próximo mês, onde apresentaremos a nova Mestra 190. Fizemos negócios aqui que nos deixam muito satisfeitos. O público de Brasília está realmente interessado em adquirir barcos e renovar suas frotas, e a Mestra está muito feliz por estar aqui com vocês." - José Eduardo Cury Salemi, diretor da Mestra Boats.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال