Na manhã desta segunda-feira, 5 de agosto de 2024, teve início a fase presencial do curso "Ressignificar: Proteção Integral às Mulheres" no Auditório Cel. José Nilton Matos da Academia Bombeiro Militar (ABMIL). Esta é a 1ª Turma de 2024 do curso, que é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal, executada pela Secretaria de Segurança Pública com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
O projeto "Ressignificar" tem como objetivo capacitar todos os bombeiros militares para atuarem na prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. A política pública visa fortalecer as ações de proteção integral às mulheres, proporcionando aos bombeiros militares as ferramentas necessárias para identificar, prevenir e lidar com casos de violência doméstica.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Comandante Geral do CBMDF, Cel Sandro Gomes, que destacou a importância da capacitação contínua dos profissionais de segurança pública para enfrentar um problema social tão grave e recorrente. "Nossa missão é proteger e servir, e isso inclui garantir a segurança e a dignidade das mulheres em nossa comunidade", afirmou o comandante.
O curso "Ressignificar" é parte de um ciclo de capacitação obrigatório para todo o efetivo de bombeiros militares do Distrito Federal. As corporações têm convocado seus membros para participar desta iniciativa, que abordará temas como legislação de proteção à mulher, abordagens humanizadas, protocolos de atendimento e o papel do bombeiro militar na rede de apoio às vítimas.
Com o início desta turma, o CBMDF reforça seu compromisso com a sociedade e com a promoção de uma cultura de respeito e segurança para todas as mulheres. A expectativa é que, ao final do curso, os bombeiros estejam ainda mais preparados para agir de maneira efetiva e sensível em situações de violência doméstica, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.